China sustenta liderança nas vendas mundiais de abril
Números da JATO indicam VW no topo entre as marcas
A China sustentou a liderança nas vendas mundiais em abril. Segundo dados divulgados pela JATO Dynamics, o país fechou o mês com crescimento de 5,1% se comparado ao mesmo período de 2013. Como acontece nos relatórios divulgados pela consultoria especializada, os dados chineses incluem apenas números de veículos de passeio, enquanto os demais países somam vendas de automóveis de passeio e comerciais leves.
Os Estados Unidos permanecem na segunda posição, com crescimento de 7,9% nas vendas e mais de 1,3 milhão de veículos vendidos em apenas 30 dias. O terceiro lugar ficou com o Japão, mesmo com a queda de 5,3% nos resultados de abril. O expressivo crescimento de 15,5% no resultado acumulado (entre janeiro e abril) frente ao ano anterior explica a posição japonesa.
A Alemanha subiu para a quarta posição, apesar da queda de 3,6%. O país desbancou o Brasil, agora no quinto lugar por conta da queda de 11,7% nas vendas mensais de automóveis e comerciais leves. Rússia e Índia aparecem no 6º e 7º lugares, respectivamente, com França, Grã Bretanha e Canadá fechando o grupo dos dez maiores países.
Entre as montadoras, a Volkswagen assumiu a liderança em abril, com alta de 5,02% em relação ao mesmo período de 2013. No entanto, considerando os números do ranking acumulado, a Toyota surge na liderança entre os 21 países escolhidos para análise da JATO. A Ford figura no terceiro lugar de abril, seguida por Chevrolet, Hyundai e Honda.