Chevrolet vai eletrificar 100% do seu portifólio no Brasil até 2030
Vice-presidente da GM na América Latina confirma eletrificação e Hyundai poderá ser parceira nisso

Podemos dizer que a GM está iniciando uma nova fase no Brasil, com foco principal nos carros eletrificados. E não é uma promessa para um futuro distante, de acordo com os planos da marca, veremos as novidades daqui a poucos anos.
Quem disse isso foi o vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua, em entrevista ao site Automotive Business. Segundo o executivo, a montadora tem planos de eletrificar praticamente todo o seu portfólio no Brasil até 2030.
As metas são altas. Rua cita que, no mínimo, 95% do portfólio da marca será composto por opções de novas tecnologias, o que inclui híbridos de todos os tipos e elétricos. Para 2030, ele crava que 100% do portfólio da GM será coberto por opções eletrificadas.

Para atingir esse objetivo, a GM tem dois caminhos, sendo o primeiro o que deu origem ao Spark. O SUV tem origem chinesa e é fabricado em parceria com a chinesa SAIC, mas o foco da joint venture é nos elétricos.
Para ter um portfólio completo, com tecnologias híbridas leve, plena e plug-in, a marca precisará da Hyundai. Recentemente, ambas firmaram um acordo de compartilhamento de tecnologias, que podem trazer muitos benefícios para a GM do Brasil.
Isso porque a GM poderá usar a plataforma das próximas gerações de Hyundai Creta e HB20. Essa será uma arquitetura flexível, podendo receber diferentes tipos de tecnologia, desde flex até elétricos a bateria.
Essa estratégia cairia como uma luva para a General Motors e seus modelos mais baratos. Onix e Onix Plus estão com problemas para ter uma nova geração, uma vez que a dupla está disponível na América Latina. Na China eles fracassaram e em mercados como Europa e América do Norte não seriam rentáveis por gosto popular.

Desse modo, é inviável financeiramente para a GM investir em uma nova geração para os dois. Mas com a plataforma da Hyundai já pronta e compartilhada com mais modelos, o cenário muda.
E isso pode também envolver o Tracker. Segundo as montadoras, a parceria dará origem a cinco novos veículos dos seguintes segmentos: hatches compactos, SUVs compactos, picapes compactas, picape média e van elétrica. No caso do SUV da GM, ele pode ser uma nova geração do Tracker ou então um carro totalmente novo.