A Chevrolet Spin 2025 finalmente foi apresentada de forma oficial e chega às lojas no fim de março, quando seus preços serão revelados. Trata-se se uma reestilização tão profunda que até tem ares de nova geração, com mudanças no design externo, adoção de tecnologias de segurança e cabine quase que completamente diferente.
Pouco mais de um mês após o lançamento do rival Citroën C3 Aircross na versão sete lugares, a General Motors apresenta o “Novo Spin 2025”. Sim, agora a marca trata seu carro no masculino por considerá-lo um crossover, uma mistura de minivan com SUV. O modelo está mais alto e ganha elementos que o remete ao universo dos SUVs como o capô mais elevado com vincos bem marcados.
A dianteira segue o estilo da Montana e tem faróis com luzes diurnas de leds finas na parte superior e interligados aos faróis principais, logo abaixo. Eles são full led, item inédito e que o Onix, por exemplo, não tem nem como opcional. Segundo a Chevrolet esse conjunto óptico oferece três vezes mais luminosidade do que equipava o modelo anterior com aumento de 145% de alcance.
Também tem novas entradas de ar nas extremidades do para-choque e a grade é nova, com apliques mudam de cor conforme a versão. Outro elemento que muda conforme a versão é o friso que interliga as novas lanternas, que agora também são em led. A tampa do porta-malas é inteiramente nova assim como o para-choque com refletores instalados na vertical, bem nas extremidades, que ajudam a evidenciar o alargamento das bitolas.
Na lateral, molduras pretas contornam toda a base do veículo, incluindo os para-lamas e as rodas com novo design. A solução traz a sensação de que o carro está mais largo. E está: são 3,4 cm extras em relação ao anterior.
A Spin 2025 também marca a estreia da nova geração da central multimídia MyLink com tela de 11” com nova interface, WiFi embarcado e conexão sem fio com smartphones. Há uma interação com o quadro de instrumentos digital de 8”, também inédito. As duas telas são integradas em uma mesma moldura.
O interior está esmerado com adoção de partes emborrachadas no painel e nas portas, e de bancos com espumas de múltipla densidade. Segundo a marca, densidades variáveis favorecem a ergonomia e melhoram significativamente o conforto, sobretudo no uso prolongado.
Na parte traseira a novidade fica por conta das saídas de ar-condicionado com dutos direcionais embutidos no console da alavanca da transmissão automática, que ajudam a climatizar melhor a cabine e reduzem a diferença de temperatura da primeira para a terceira fileira.
A Chevrolet deixou claro que a terceira fileira de bancos continua fixada à carroceria e que pode ser rebatida quando não estiver sendo utilizada e esclarece que preferiu a opção fixa, em vez da removível para priorizar a segurança por evitar uma eventual instalação equivocada e a redução de ruídos. É uma forma velada de cutucar o Citroën C3 Aircross, que optou pelos bancos removíveis na terceira fileira.
Equipamentos do Chevrolet Spin 2025
O Novo Spin estreia em três versões de acabamento (LT, LTZ e Premier) e duas opções de transmissão (MT6 ou AT6).
Já tínhamos a informação que a Spin seria bem equipada e a informação se confirma. Todas as versões terão seis airbags e o de cortina protegerá inclusive os ocupantes da terceira fileira. E ela traz praticamente todos os sistemas ADAS com alerta de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência, assistência de frenagem de urgência e alerta de ponto cego.
Além disso, traz câmera de ré, sensor de estacionamento e sensor de chuva e crepuscular. Também traz a nova geração do On Star, que entre outras funções, envia um alerta para os sistemas de emergência em caso de acidente.
Motor 1.8 aspirado está mantido
Tudo é novo na Chevrolet Spin 2025, menos o motor: é o conhecido 1.8 Flex, que segundo a Chevrolet recebeu uma série de melhorias para aumento de eficiência energética e redução dos níveis de emissões, já em linha com Proconve L8, por exemplo.
As atualizações, segundo a marca, teriam deixado a Spin mais eficiente e ágil. O motor continua com 111 cv e 17,7 kgfm e estaria até 11% mais econômico. Houve a adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento, o mesmo do Tracker.
Também fizeram a recalibração do câmbio automático de seis marchas, o que teria resultado em trocas de marcha mais suaves, de acordo com a GM. Agora a aceleração máxima é feita em 11,8s (gasolina) e 11 s (etanol), enquanto a retomada é feita em 9,8 s (gasolina) e 9,3 s (etanol).
De acordo com o Inmetro, a Spin 2025 tem consumo de 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade com gasolina. Se usar apenas etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,3 km/l, respectivamente.
Ainda não foi divulgado o conteúdo completo das versões e nem mesmo o preço oficial. O que se sabe é que ficará 5% mais cara.