Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Chevrolet Silverado gastará mais gasolina por falta de chips eletrônicos

Picape terá que abrir mão de sistema de desativação de cilindros pelo menos até o lançamento da linha 2022 para não ter produção interrompida

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 mar 2021, 13h49 - Publicado em 17 mar 2021, 13h21
Silverado 1500
(Divulgação/Chevrolet)

A crise no fornecimento de semicondutores é global e atrapalha todas as indústrias dependentes de itens tecnológicos. Na General Motors a falta de semicondutores já forçou a paralisação da produção de todas as versões do Chevrolet Camaro e dos Cadillac CT4 e CT5.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

A intenção é focar em SUVs e picapes, mas para manter as Silverado 1500 e GMC Sierra em produção foi necessário tomar uma decisão difícil: deixar que algumas versões passem a gastar mais gasolina

Silverado 1500
(Divulgação/Chevrolet)
Continua após a publicidade

A GM confirmou ao jornal Detroit Free Press que produzirá, a partir desta semana, algumas versões da linha 2021 de suas picapes grandes sem o módulo de Gerenciamento Ativo de Combustível/Gerenciamento Dinâmico de Combustível. Essa decisão valerá até a mudança de ano/modelo da picape, o que está previsto para meados do segundo semestre.

Com a ausência do módulo de gerenciamento de combustível as unidades da Chevrolet Silverado 1500 e GMC Sierra equipadas com o motor V8 5.3 EcoTec perdem o sistema de desativação de parte dos cilindros. Com isso, não conseguem alcançar sua eficiência máxima de combustível.

V8 5.3 EcoTec
Detalhes do motor V8 5.3 EcoTec (Divulgação/Chevrolet)
Continua após a publicidade

A estimativa é que versões com câmbio automático de seis ou oito marchas terão o consumo médio piorado em 0,4 km/l. O consumo médio homologado para a Silverado 1500 nos EUA é de 8 km/l.

A vantagem dessa estratégia é manter as picapes em produção nas fábricas de Fort Wayne, em Indiana, e em Silao, no México. A GM vem focando sua produção nos EUA em picapes e SUVs, que são seus modelos mais rentáveis. Anteriormente a GM declarou que a falta de componentes eletrônicos poderia reduzir seus ganhos em até 2 bilhões de dólares em 2021 e não espera normalidade na cadeia de suprimentos global antes do segundo semestre do ano.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.