Após a saída de Hyundai i30, Fiat Bravo, Ford Focus e Volkswagen Golf, o mercado brasileiro chega a 2022 com o Chevrolet Cruze sendo o único hatch médio à venda. Esse último suspiro ficou ainda mais restrito com a chegada do Cruze RS, que passa a ser também a única versão deste carro.
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Para tentar seguir conquistando os órfãos do segmento, o Cruze RS aposta em uma aparência esportiva. Apesar disso, as novidades são focadas em acabamentos, já que toda a estrutura de lataria e para-choques é exatamente a mesma das versões vendidas anteriormente.
Na dianteira, a grade troca os apliques cromados por detalhes escurecidos e adota o logo RS, e a gravatinha da Chevrolet passa a ser na cor preta. Os faróis são os mesmos desde que a segunda geração do Cruze estreou no Brasil, em 2016, e mantêm a pouco eficiente iluminação halógena com projetores. O conjunto tem luz diurna e assinatura em LED.
Visto de trás, as diferenças do Cruze RS têm as mesmas proporções da dianteira, com logos pintados em preto, identificação RS e aerofólio, também em preto. A ponteira de escape retangular e as lanternas que misturam LED e lâmpadas comuns também já faziam parte do Cruze convencional. De lado, as rodas de 17 polegadas ganham novo acabamento, com fundo preto.
Por dentro
Espaço interno é um trunfo do Cruze, já que é possível viajar no banco traseiro sem apertos, ao menos para pernas e cabeça. Até mesmo um terceiro ocupante central poderá acomodar os pés com tranquilidade, já que o túnel central não incomoda. O problema fica para a falta de portas USB e saídas de ar-condicionado para quem vai atrás.
Apesar do bom espaço para ocupantes, porém, as bagagens não irão tão confortáveis. São apenas 290 litros de capacidade no porta-malas, menos do que a média dos hatches compactos atuais.
O interior do Cruze RS segue com altos e baixos. O acabamento é bom, com materiais emborrachados em superfícies do painel e arremates de qualidade, mas o visual já mostra sinais da idade, afinal, ele não sofre nenhuma alteração significativa há pelo menos 6 anos. Assim, itens como o quadro de instrumentos já deixam clara a defasagem do hatch.
Quem também pode decepcionar, principalmente considerando o valor de R$ 152.280 do modelo, é a lista de equipamentos. O RS tem teto solar elétrico, seis airbags, faróis automáticos, monitoramento de pressão dos pneus e chave presencial, mas a central multimídia de 8 polegadas espelha Android Auto e Apple CarPlay apensa com fio e o ar digital é de uma zona.
Além disso, o modelo perdeu equipamentos como assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos, sistema de estacionamento automático, alerta de colisão e carregador de celulares por indução. Todos estes itens já fizeram parte do pacote do Cruze até pouco tempo atrás.
Mecânica de Cruze
Mesmo com todo o visual esportivo, o Cruze RS não teve qualquer alteração mecânica. Não que isso seja ruim. O modelo mantém o motor 1.4 turbo flex de até 153 cv e 24,5 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas.
Com bom desempenho em retas e curvas, o hatch cravou 9,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h em nossos testes, feitos com gasolina. Sua dirigibilidade também permanece a mesma, com foco na suavidade, inclusive do funcionamento do motor turbo, que acaba por ter comportamento de motor aspirado, sem aparições bruscas do torque.
Direção e suspensão têm acertos específicos em relação ao sedã, com ajustes mais firmes. Mesmo assim, o hatch passa longe de ser duro ou áspero, e se mostra pronto para levar uma família com conforto.
Ficha Técnica – Chevrolet Cruze RS
Preço: R$ 152.280
Motor: flex, diant., 4 cil. 16V, injeção direta, turbo, 1.399 cm3; 150/153 cv a 5.600/5.200 rpm (gasolina/etanol), 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: comprimento, 444,8 cm; largura, 204,2 cm; altura, 148,4 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.336 kg; porta-malas, 290 l; tanque, 52 l
Desempenho: 0 a 100 km/h, 9,1 s