Chevrolet Corvette ZR1X tem V8 híbrido, quase 1.300 cv e chega a 100 km/h em 2 s
Um verdadeiro sacrilégio: um Corvette com motor V8 central, virabrequim plano, motor elétrico e tração integral

Esta oitava geração do Chevrolet Corvette, definitivamente, não tem qualquer apego com as tradições. Foi a primeira geração com motor central, versão híbrida, motor V8 com virabrequim plano. O novo Chevrolet Corvette ZR1X foi ainda mais além: combina o motor V8 LT7 da versão ZR1 com o sistema híbrido da versão E-Ray.
O resultado é um monstro, quase um sacrilégio: um Corvette híbrido com tração integral e 1.267 cv e 134,5 kgfm.

O motor LT7 é um V8 5.5 biturbo com virabrequim plano (que deixa seu ronco visceral) vai montado bem atrás dos bancos. Só ele é responsável por 1.079 cv e 114,5 kgfm.
Quem realmente torna o Corvette ZR1X tão exótico é o conjunto híbrido, que foi aprimorado na comparação com o Corvette E-Ray. Para começar, a bateria de 1,9 kWh instalada no túnel central teve sua capacidade efetiva foi aumentada em 26% (de 1,1 para 1,5 kWh), bem como sua capacidade de entrega de energia. Isso porque precisa alimentar um motor elétrico dianteiro com pico de 188 cv e 20 kgfm – antes, eram 163 cv e 16,8 kgfm.

O design do próprio motor elétrico também foi aprimorado e tem rolamentos reforçados. Além disso, a velocidade máxima da operação combinada dos motores a gasolina e elétrico foi aumentada de 241 para 257 km/h – após isso, só o motor V8 empurra o carro.

Embora o Corvette ZR1X cupê pese mais de 1.800 kg, o hipercarro híbrido com tração integral é mais rápido que a versão a gasolina com tração traseira do ZR1 (1.665 kg). A aceleração até 97 km/h (60 mph) leva menos de dois segundos, e o híbrido percorre 400 metros em menos de 9 s (contra 9,7 s da versão ZR1), atingindo 241 km/h nesta distância. Nas primeiras marchas do câmbio oito marchas, a aceleração longitudinal chega a 1,3 g.

Depois da aceleração, vem a necessidade de parar. Para isso, escalaram freios com pinças Alcon com 10 pistões na dianteira e 6 pistões na traseira, onde ainda colocaram discos de 16,5 polegadas. Os discos de freio, aliás, são carbono-cerâmicos com fios de carbono entrelaçados para suportar os até 1,9 g de desaceleração do ZR1X.
As configurações do ZR1X são semelhantes às do ZR1 com tração traseira, com pneus Michelin Pilot Sport 4S e suspensão mais suave na versão mais básica e com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R, molas com mais carga e apêndices aerodinâmicos com o pacote opcional ZTK Performance.

A Chevrolet não divulgou o preço final do Corvette ZR1X. O fato é que será o Corvette mais caro de todos os tempos, podendo passar dos US$ 250.000 – quase R$ 1,4 milhão no câmbio atual.