Longe do Brasil há cinco anos, o Chevrolet Captiva ressurgiu no México (onde era fabricado) em 2021. Desta vez não usa base de Opel (o Antara), mas do SUV chinês Baojun 530, desenvolvido pela joint venture GM-SAIC. Agora chegou a hora do modelo estrear uma atualização no visual.
O Chevrolet Captiva 2024 tem mudanças bem leves, por sinal. A grade dianteira, por exemplo, perdeu o contorno cromado, mas ganhou uma barra prateada que sai das luzes diurnas de led e se encontra na gravata borboleta da Chevrolet. O para-choque também foi levemente redesenhado, enquanto a traseira permanece a mesma.
O foco dessa atualização de meio de vida está no conjunto de equipamentos. Agora o Captiva tem quadro de instrumentos de 7 polegadas e seis airbags – antes eram quatro – disponíveis em todas as versões, além de outros itens reservados para os modelos topo de linha, como câmera com visão de 360° e ar-condicionado digital. O SUV ainda traz equipamentos como a central multimídia 10,4 polegadas, teto panorâmico, chave inteligente e assentos com ajustes elétricos.
Diferente da geração que foi substituída pelo Chevrolet Equinox, o novo Captiva estreou com a opção de sete lugares e está disponível no México nas versões LT 5 e 7 lugares e a Premier. Em todos os casos, seu motor é um 1.5 turbo de 145 cv e 24,43 kgfm com câmbio automático CVT.
Ele é menos potente que o antigo Ecotec 2.4, que entregava 185 cv. A compensação vem no consumo, com a nova geração tendo médias declaradas de 12,6 km/l na cidade e 19,4 km/l na estrada, enquanto o modelo antigo ficava na casa dos 10 km/l em ciclo urbano e 14 km/l no rodoviário.
A atual geração, justamente por oferecer a configuração de sete lugares, é maior em relação à antiga. São 4,65 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,76 de altura e 2,75 m de entre eixos, ficando na média de modelos como o Caoa Chery Tiggo 8.
No México, o Captiva 2024 já está a venda e seus preços variam entre 486.400 e 549.400 pesos, equivalentes a cerca de R$ 141.900 e R$ 160.300, respectivamente. São preços equivalentes ao das versões do Tracker vendido no Brasil.