Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Camaro SS é transformado em picapinha com V8 de 432 cv

Com V8 de 432 cv, Chevrolet Camaro mudou de categoria e se tornou caminhonete graças a pedido incomum de um cliente nos Estados Unidos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 28 mar 2022, 12h47 - Publicado em 28 mar 2022, 12h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Especializada em customizar a carroceria de carros antigos, a oficina Casados Design foi desafiada por conta de um Chevrolet Camaro 2010. O esportivo da GM, equipado com motor V8 6.2 de 432 cv e câmbio manual de seis marchas, foi levado à loja, no estado do Alabama, não para incrementar sua potência ou ganhar novas rodas, mas para ser transformado em uma picape.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    O pedido incomum foi feito em março do ano passado, por um cliente decidido em transformar seu esportivo em algo inspirado na Holden Ute — espécie de picape do Omega vendida até 2017 na Austrália e que, por incrível que pareça, usava a mesma plataforma desta geração do Camaro

    . A nova traseira, por outro lado, seria inspirada no clássico Chevrolet El Camino, marcante nas décadas de 1960 e 1970.

    Harmonizar o balanço traseiro foi um dos maiores desafios da transformação
    Harmonizar o balanço traseiro foi um dos maiores desafios da transformação (Casados Design/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Cirurgia plástica

    Em busca de atender o freguês, a Casados Design foi direto ao ponto, removendo toda a carroceria da coluna B para trás. Além do eixo traseiro, restou apenas o monobloco, que serviu de base para a caçamba. Isso depois de sugerir, sem sucesso, que o cliente usasse um Dodge Charger como base para a modificação.

    Chevrolet Camaro SS 2010 convertido em picape (4)
    Camaro SS manteve seu motor V8 e câmbio manual de seis marchas (Casados Design/Instagram)

    Estruturas tubulares acabaram servindo bem à transformação, uma vez que o cliente buscava traços de muscle car misturado com formas clássicas na sua nova caminhonete. Como a oficina é especializada em chapas de aço e solda, foi natural a ideia de aproveitar o para-choque original para reforçar o leito da caçamba. Além disso, como parte da mão-de-obra já havia sido aprendiz na Aston Martin, técnicas da inglesa foram replicadas no modelo.

    Da coluna B em diante, carroceria foi reconstruída quase do zero e usando técnicas da Aston Martin
    Da coluna B em diante, carroceria foi reconstruída quase do zero e usando técnicas da Aston Martin (Casados Design/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Trabalho duro

    Para obter formas mais harmônicas e diminuir a quantidade de painéis soldados, a oficina mergulhou em um trabalho de meses para confeccionar a nova carroceria. As chapas originais serviram de referência, mas houve reforço estrutural para compensar as dimensões estendidas.

    Lanternas vieram da Honda Ridgeline
    Lanternas vieram da Honda Ridgeline (Casados Design/Instagram)

    Outro ponto de complicação foi a parede que separa a cabine da caçamba. Segundo o diretor da oficina, foram “três sessões de quiropraxia” para terminá-la, em um trabalho de quase seis meses.

    Caçamba
    Caçamba “musculosa” casou diferentes épocas e estilos (Casados Design/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Após mais um mês de trabalho artesanal, uma pequena “profanação”: para facilitar o ajuste, as lanternas traseiras vieram da Honda Ridgeline. Peças da Silverado também foram usadas para a fixação do reboque, totalmente funcional.

    Compartilhe essa matéria via:

    Segundo o GM Authority, a brincadeira custou mais de US$ 250.000. O cliente que desfila essa obra única, por outro lado, segue desconhecido

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.