Prestes a chegar às lojas americanas, o novo Chevrolet Cruze teve seus preços divulgados pela marca. A surpresa – e o trunfo sustentado pela mesma – é o preço inicial mais baixo do que o cobrado pelas versões equivalentes de seus principais rivais (Honda Civic, Hyundai Elantra e Toyota Corolla). Nos Estados Unidos, o Cruze partirá de US$ 17 495 na versão L, incluindo a taxa cobrada pelo frete.
Bem equipado de série, o sedã oferecerá, por exemplo, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar com conexão Wifi e 4G, além de câmera de ré e leds nos faróis. Já o Honda Civic, que parte de US$ 19 475 na versão LX, traz leds nos faróis, central multimídia com tela de 5 polegadas e câmera de ré. O Toyota Corolla sequer dispõe de um sistema de entretenimento, mas cobra US$ 18 065 em sua configuração inicial L. O Elantra SE, único na geração antiga, tem pacote semelhante ao Corolla e sai por US$ 18 075.
Mais do que a lista de equipamentos recheada, o Cruze se vale do novo motor 1.4 turbo de 153 cv de potência e 24,4 mkgf de torque, enquanto o Civic é equipado com um 2.0 de 158 cv, o Corolla com um 1.8 de 132 cv e o Elantra com um 1.8 de 145 cv. Todos têm transmissão manual de seis velocidades como padrão.
No Brasil, a realidade é outra. Com exceção do Corolla, os outros três ainda se encontram em suas gerações passadas. Mesmo assim, o Cruze é o segundo mais caro entre os quatro, começando em R$ 79 950 na versão LT. O Corolla é o mais em conta, partindo de R$ 69 690, seguido do Civic, R$ 73 000. O mais caro no momento é o Elantra, por R$ 85 096.
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