Chery Tiggo 5X HEV é nova versão híbrida que promete 1.200 km de autonomia
Novo sistema híbrido pleno de 204 cv é igual ao que estará no Omoda 5 HEV, fazendo até 25 km/l

A Chery percebeu que muitos mercados ao redor do mundo têm uma demanda por carros híbridos que não precisam serem recarregados usando uma tomada, algo que algumas marcas chinesas ainda não notaram. A fabricante desenvolveu um novo sistema híbrido pleno (HEV), que está ganhando espaço na linha global, agora chegando ao Tiggo 5X.
O Tiggo Cross, nome usado pelo Tiggo 5X Pro em alguns países da Ásia e África, acaba de ganhar uma versão HEV, combinando o motor 1.5 turbo com um elétrico e uma bateria de 1,83 kWh, carregada pelo movimento do veículo.

A combinação faz com que o SUV compacto tenha 204 cv e 31,6 kgfm de torque, controlado por uma transmissão DHT, que envia a força para as rodas dianteiras. Como a bateria tem uma capacidade pequena, o motor elétrico não é usado por muito tempo, impossibilitando que rode por muitos quilômetros apenas com a energia elétrica.
Porém, a Chery promete que o Tiggo 5X HEV será bem economico, capaz de rodar por até 1.200 km. Normalmente, os chineses são bem otimistas na estimativa de autonomia, no entanto, este número pode estar correto.
O conjunto híbrido é o mesmo do Omoda 5 HEV, que será lançado no Brasil em setembro. QUATRO RODAS teve a oportunidade de dirigir o carro na China e, na ocasião, o SUV cupê alcançou os 25 km/l e rodou por 1.142 km usando apenas um tanque de combustível.

Embora esta mecânica já esteja confirmada para o Omoda 5, ainda não há indicações de que a Caoa Chery trará esta versão ao Brasil. O Tiggo 5X tem rodado em testes no Brasil com um novo design, mas a marca ainda não fala sobre uma nova motorização.

Atualmente, o Tiggo 5X está disponível no Brasil com motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm, e na variante híbrida leve Pro Hybrid Max Drive, adicionando um motor-gerador e uma arquitetura de 48V, entregando 160 cv e 25,5 kgfm. A versão MHEV é a única que chega importada da China, as demais são montadas em Anápolis (GO).
Teoricamente, pelo acordo da Chery com o Grupo Caoa, a empresa nacional tem acesso aos produtos da marca Chery na China e poderia trazer a versão HEV ao país. A fabricante tem feito silêncio sobre novidades para o mercado nacional e algumas promessas estão atrasadas, como o início da produção nacional do Tiggo 8 PHEV e a chegada do Tiggo 9.