Chery Tiggo 5X ganha frente dos Tiggo 7 e 8 em nova reestilização
Chamado de Tiggo 4 Pro em outros países, Tiggo 5X fica com cara de elétrico, ganha nova traseira e muda completamente o interior
O Chery Tiggo 5X está ganhando um facelift que tem grandes chances de chegar ao Brasil. Em mercados como a Rússia, Malásia e Austrália, onde é chamado de Tiggo 4 Pro, o SUV recebeu sua primeira imagem oficial com um novo design e bebe muito da fonte dos irmãos maiores, Tiggo 8 Pro e Tiggo 7 Pro.
Como o Tiggo 5X é um dos principais veículos globais da Chery, a tendência é que esse novo visual vá sendo atualizado aos poucos nos países onde ele é vendido. Logo, ainda é cedo para estipular uma data para que ele seja mudado no Brasil.
As mudanças são bem nítidas. Comparado ao atual Tiggo 5X nacional, temos um capô aparentemente mais comprido. Os faróis são bem mais afilados, assim como o dos ‘irmãos’ maiores, mas tem uma assinatura única por três linhas verticais e um contorno em forma de ‘L’ na parte inferior.
A grade também tem novo formato e contorno nas partes superior e inferior, mas mantém os pontilhados cromados, que já se tornaram uma marca registrada da Chery.
Ainda falando da dianteira, há novas entradas de ar nas extremidades, substituindo os faróis de neblina do modelo atual. O para-choque também é novo, mas não é muito chamativo, a principal mudança é que ele não abriga mais a placa, que foi reposicionada na grade.
A Chery não divulgou fotos do interior ou da traseira, mas graças a vazamentos anteriores, já sabemos como eles serão.
Na parte de trás, a lanterna agora é inteiriça e atravessa toda a extensão do porta-malas, mais uma vez, repetindo o estilo do Tiggo 7 e do facelift do Tiggo 8, que estreará no Brasil ainda nesta semana. A diferença é que a peça é escurecida — em um estilo meio Volkswagen — e carrega o nome da montadora no centro.
O para-choque agora é inteiramente preto e a última mudança fica por conta das novas fendas laterais, que abrigam os refletores.
A cabine ficou mais minimalista e moderna com um painel praticamente igual ao do Tiggo 7 Pro. A central multimídia está acima do painel e é integrada ao quadro de instrumentos digital, cada um com suas 10,25’’. As saídas de ar são horizontais e ocupam o centro do painel, mais abaixo há um ar-condicionado com botões sensíveis ao toque e uma nova alavanca de câmbio, menor que a do Tiggo 5X nacional.
Apesar da cara de elétrico, na Austrália, onde o novo Tiggo 5 já foi anunciado, ele terá um motor 1.5 turbo de 146 cv e 21,41 kgfm. É praticamente idêntico à versão a combustão brasileira, também equipada com motor 1.5 turbo, mas que tem 150 cv declarados e a mesma quantidade de torque.
Já o híbrido leve brasileiro combina o mesmo motor a um sistema elétrico de 48 volts, que aumenta a potência para 160 cv e o torque para 25,5 kgfm.
De acordo com a imprensa australiana, o modelo terá preço inicial de 24.000 dólares australianos, cerca de R$ 87.200.