Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Chery Tiggo 4 e Tiggo 7: os rivais chineses de Renegade e Compass

Dirigimos na China os SUVs que a Chery fabricará no Brasil e chegam ainda em 2018

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 21 jun 2018, 18h54 - Publicado em 21 jun 2018, 18h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chery Tiggo 4 e 7
    Os dois SUVs serão montados no Brasil ainda em 2018 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Há exatos dez anos, em junho de 2008, era lançado o Effa M100. O primeiro chinês vendido no Brasil foi o único carro que não concluiu o Longa Duração pela falta de segurança, agravada pelo pós-venda desastroso. Desmontado aos 41.930 km, foi reprovado.

    Foi um início difícil, mas a última década serviu para mostrar a clara evolução dos carros chineses, ou melhor, de marcas chinesas: hoje a Chery só vende carros montados no Brasil e seus lançamentos futuros também passam pela nacionalização.

    Fomos até o Centro de Desenvolvimento da Chery em Anhui, China, para andar nos Tiggo 4 e Tiggo 7. Os dois serão montados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO), junto dos Hyundai Tucson, ix35 e HR, até o final deste ano.

    Chery Tiggo 4 e 7
    Os Tiggo 4 e 7 compartilham plataforma e conjunto mecânico (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Os dois são baseados na mesma plataforma e têm conjunto mecânico igual.

    O motor é o 1.5 TCI, turbo com injeção indireta, com 147 cv e 21,4 mkgf com gasolina. Mas você pode esperar números melhores no Brasil, onde este motor será flex. O câmbio é automatizado de dupla embreagem seco de seis marchas fornecido pela alemã Getrag.

    Continua após a publicidade
    Chery Tiggo 4 e 7
    Design do Tiggo 4 passa sensação de robustez (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Cada Tiggo tem um perfil e um público alvo.

    O Tiggo 4 é estratégico. Com dimensões próximas às do Renault Duster, será posicionado na faixa de R$ 80.000 a R$ 90.000, onde estão Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V, os SUVs compactos mais vendidos do Brasil.

    Chery Tiggo 4
    Lanternas são horizontais e interligadas por barra cromada (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Talvez por isso seu design seja um pouco mais robusto. Pelo menos essa é a impressão que a carroceria mais quadrada, os faróis grandes e o para-choque frontal com apliques metálicos deixam.

    Continua após a publicidade

    A traseira tem corte vertical e lanternas horizontais interligadas por uma barra cromada. Os refletores estão em nichos salientes no para-choque traseiro, junto com falsas saídas de ar.

    Chery Tiggo 4 (
    As dimensões do Tiggo 4 se assemelham às do Renault Duster (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O interior também brinca com as formas. As saídas de ar centrais não são simétricas: uma fica ao lado da central multimídia e outra em cima dela. Os botões estão concentrados no console central elevado, como no Honda HR-V. Dois deles operam o freio de estacionamento eletrônico e a função auto-hold, também presentes no Honda.

    Tiggo 4
    Uma das saídas de ar fica em cima da tela multimídia (Divulgação/Chery)

    O acabamento é interessante para o segmento. Painel e portas têm superfícies emborrachadas e a qualidade da montagem é boa. Os bancos dianteiros são confortáveis, com apoios laterais corretos e ajustes elétricos.

    Continua após a publicidade

    A ergonomia só não é melhor porque não há ajuste de profundidade para o volante – só de altura.

    Chery Tiggo 4 e Tiggo 7: os rivais chineses de Renegade e Compass
    Há freio elétrico com auto-hold (Divulgação/Chery)

    Atrás, o espaço é bom tanto para as pernas como para a cabeça. Entre os equipamentos, destaque para os seis airbags, alerta de mudança de faixa e para o ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro.

    tiggo 4
    Espaço no banco traseiro é bom (Divulgação/Chery)

    O Tiggo 7, por sua vez, será o Jeep Compass da Chery. É um SUV médio que brigará com os SUVs compactos mais caros – com preços acima dos R$ 100 mil – além do Compass e do Hyundai ix35.

    Continua após a publicidade
    Chery Tiggo 7
    O Tiggo 7 é bonito, mas seu design é mais convencional (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Seu design é menos ousado que o do irmão menor. Mas suas formas mais orgânicas são mais unânimes. Esse conservadorismo também é visto no interior, com painel simétrico e faixa de couro sintético.

    Mas quadro de instrumentos e volante são exatamente os mesmos nos dois carros, com velocímetro e conta-giros analógicos, e os outros instrumentos concentrados em uma tela de LCD.

    Chery Tiggo 7
    Modelo é 16,7 cm maior que o Tiggo 4 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    As dimensões são maiores. O Tiggo 4 tem 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,65 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, enquanto o Tiggo 7 tem 4,50 metros de comprimento, 2,67 metros de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,67 m de altura. 

    Continua após a publicidade

    Os 16,7 cm a mais comprimento e os 4 cm extras no entre-eixos extras têm efeito no espaço ainda melhor para as pernas de quem vai no banco de trás e no porta-malas maior – 414 litros contra 340 litros. 

    Tiggo-7_Interior
    Tiggo 7 tem painel com formas simétricas (Divulgação/Chery)

    Mas também há equipamentos extras, como ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, teto panorâmico com abertura elétrica, câmeras com visão 360 graus e faróis de xenônio.

    Tiggo 7
    Quadro de instrumentos é dominado por tela de LCD (Divulgação/Chery)

    Apesar da mecânica igual, os Tiggo 4 e 7 comportam-se diferente. Os dois sofrem com o casamento atribulado do conjunto mecânico: o câmbio é lento tanto no momento de acoplamento da embreagem nas saídas, como nas trocas, e o motor sofre com o atraso da resposta do turbo.

    tiggo 7 interior
    As dimensões maiores resultam em mais espaço interno no Tiggo 7 (Divulgação/Chery)

    Mas o Tiggo 7 demonstra reações mais lentas, que podem ser motivadas por relação de diferencial mais longa ou por um mapa de acelerador diferente. Fato é que sua suspensão é mais macia  que a do irmão menor e, por isso, inclina ainda mais nas curvas.

    Estas características são comuns em carros configurados para o mercado chinês e serão corrigidas pela Caoa Chery na adaptação do carro para o mercado brasileiro.

    Chery Tiggo 4
    Motor 1.5 turbo tem casamento atribulado com o câmbio Getrag (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O importante é que o ponto de partida para os trabalhos é bom. Há uma sensação de refinamento, que vem do manuseio das maçanetas, do toque dos botões e da forma como o carro lida bem com as vibrações e ruídos do motor.

    É uma clara evolução frente aos chineses antigos e até mesmo ao próprio Tiggo 2, que acaba de chegar, mas tem projeto antigo diante da rápida evolução dos seus irmãos. 

    Ficha Técnica

    Chery Tiggo 4 Chery Tiggo 7
    Motor gasolina, diant., transv., turbo, quatro cilindros, 1.498 cm3, 16V, 147 cv a 5.500 rpm, 21,4
    mkgf entre 1.750 e 4.000 rpm
    gasolina, diant., transv., turbo, quatro cilindros, 1.498 cm3, 16V, 147 cv a 5.500 rpm, 21,4
    mkgf entre 1.750 e 4.000 rpm
    Câmbio automatizado de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira  automatizado de dupla embreagem, 
    6 marchas, 
    tração dianteira 
    Suspensão McPherson (diant.) /multilink (tras.) McPherson (diant.) /multilink (tras.)
    Freios disco 
    vent. (diant.) e disco sólido (tras.)
     disco 
    vent. (diant.) e disco sólido (tras.)
    Direção hidráulica hidráulica
    Rodas e pneus 215/55 R18 215/55 R18
    Dimensões compr., 433,8 cm; largura, 183 cm; alt., 
    164,5 cm; entre-
    -eixos, 263 cm; peso, 1.437 kg; 
    tanque, 57 l; porta-malas, 340 l
     compr., 450,5 cm; largura, 183,7 cm; alt., 
    167 cm; entre-
    -eixos, 267 cm; peso, 1.440 kg; 
    tanque, 57 l; porta-malas, 414 l
    Preço  Entre R$80.000 e R$90.000 Entre R$100.000 e R$110.000
    Os Rivais  Jeep Renagade. Hyundai Creta, Nissan Kicks Jeep Compass, Hyundai ix35, Honda HR-V
    O que é legal   Bom acabamento, espaço interno adequado e conjunto mecânico que tem potencial É bastante refinado e tem equipamentos interessantes e espaço de sobra

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.