Cada vez mais as fabricantes chinesas estão buscando formas de aumentar a autonomia de seus carros híbridos e elétricos e, nos últimos tempos, a meta é comprovar que é possível alcançar os 2.000 quilômetros de autonomia. Neste momento, a Chery está no topo após receber o título de SUV híbrido plug-in com maior autonomia do mundo pelo Guinness World Record.
O título exato é “a maior distância dirigida por um SUV híbrido plug-in com um tanque cheio de combustível e bateria cheia sem recarregar”, o que acaba sendo mais uma descrição do teste feito. A Chery fez a viagem com uma unidade do Fulwin T10, saindo de Shangri-la (China) até Zhuhai, o que levou quatro dias.
No final da jornada, o Chery Fulwin T10 andou por 2.169,6 km, superando o recorde anterior em 300 km. Para ter uma ideia, a distância entre Porto Alegre e Brasília é de 2.114 km. O carro passou tanto por trechos urbanos quanto rodoviários, com velocidades diferentes e em condições reais.
O Chery Fulwin T10 foi lançado no final de julho na China, com a versão mais atual do sistema híbrido plug-in Super Hybrid C-DM da fabricante. Combina um motor 1.5 turbo de 154 cv a três unidades elétricas, entregando um total de 610 cv de potência combinada.
A bateria feita pela CATL é de 34,4 kWh, entregando uma autonomia elétrica de 210 km pelo ciclo de testes CLTC da China.
O parentesco com o Chery Tiggo 9 e o Jaecoo 8 não é exagero. A linha Fulwin, que já batizou outros carros no passado como o Fulwin 2 (que virou o Celer no Brasil), hoje é uma submarca baseada nos carros normais da Chery, mas com a tecnologia híbrida plug-in mais avançada da empresa.
A plataforma é a mesma T1X de carros como o Tiggo 8, com mudanças na carroceria para ter uma identidade visual diferente e algumas mudanças para melhorar a autonomia, como uma grade mais fechada.
É um carro bem grande, medindo 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e um entre-eixos de 2,82 m. Por ser o topo de linha da submarca, é muito bem equipado com uma tela curva de 24,6” dividida para o painel de instrumentos e a central multimídia, um head-up display de 50 polegadas com realidade aumentada e todas as tecnologias de condução semiautônoma da Chery.
Por enquanto, o mais perto que chegaremos do Fulwin T10 será o Jaecoo 8, um dos três carros que a Omoda|Jaecoo prometeu para o Brasil em 2025. No entanto, contará com um sistema híbrido plug-in menos eficiente, usando um motor 2.0 turbo no lugar do 1.5 turbo. Existem rumores de que a Caoa Chery está planejando trazer o Tiggo 9 ao país e é possível que venha também na versão PHEV.