Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Chery copia Volvo e faz torre com sete SUVs para comprovar sua resistência

Montadora chinesa usa jogada de marketing que ficou famosa pela Volva e cria torre gigantesca com seu mais novo SUV

Por João Vitor Ferreira
16 out 2023, 06h00
Torre EQ7
 (Divulgação/Chery)
Continua após publicidade

Para testar a resistência de um carro, o mais comum são os famosos “crash tests”, aqueles testes de colisão que você com certeza já viu sendo feitos por órgãos como o Latin NCAP ou o Euro NCAP. Mas a Chery quis provar do seu próprio jeito que o seu mais novo SUV tem uma carroceria para lá de resistente.

O novo Chery eQ7 estreou na China no mês passado e seu projeto de divulgação está a todo vapor. Para aumentar o marketing em cima do carro e provar a resistência de sua carroceria de alumínio, a montadora decidiu construir uma torre com sete SUVs empilhados, um sobre o outro. 

Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!

Torre EQ7
(Divulgação/Chery)

Segundo a organização americana Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), para ser considerada segura, uma carroceria deve suportar quatro vezes o peso do carro. No total, é como se o carro da base suportasse o peso de outros seis, mais as placas de metal colocadas entre os veículos, para reduzir os danos na estrutura.

Continua após a publicidade

Mas é como diz o ditado: “nada se cria, tudo se copia”. Embora a ideia seja interessante do ponto de vista de marketing, não foi a Chery a primeira a fazer isso. A Volvo ficou famosa há muito tempo por empilhar seus carros. 

Torre Volvo
Torre feita com modelos Volvo e usada como propaganda nos Estados Unidos na década de 1960 (Divulgação/Volvo)

É possível encontrar comerciais da marca sueca empilhando seus modelos para provar sua resistência desde a década de 60. Recentemente, em 2020, a montadora foi além e empilhou quatro caminhões que estavam sendo lançados e, no topo da torre, estava o presidente da Volvo.

Continua após a publicidade

Para quem não sabe, o eQ7 é o substituto do eQ5, o primeiro SUV elétrico da Chery e teve o design da sua carroceria assinado pela Pininfarina. Mesmo assim, foi um fracasso de vendas, sendo vendido entre 2020 e 2022 apenas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O eQ7 chegou para mudar essa história. Por isso o marketing em cima dele está mais forte, para não repetir o fracasso de três anos atrás. Visualmente, ele não teve mudanças muito gritantes, aproveitando toda a carroceria feita pela empresa italiana e fazendo algumas mudanças pontuais no design.

Chery eq7
Chery eQ7 (Divulgação/Chery)

A Chery também reduziu o número de versões. O eQ7 tem apenas uma com um motor de 211 cv e 29 kgfm, sendo mais potente que todas as outras do eQ5. A bateria tem 67,7 kWh e oferece até 512 km de acordo com o ciclo CLTC. Está dentro da média do segmento no mercado chinês, mas é menos do que os 620 km do antecessor, quando equipado com bateria de 88 kWh.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.