Chefão da Bugatti revela ronco do Tourbillon com inédito motor V16
Sucessor do Chiron, Tourbillon é um hiperesportivo híbrido com motor V16 8.3 de 1.000 cv feito pela Cosworth e outros três motores elétricos

Já sabemos como será o substituto do Bugatti Chiron. O Tourbillon já teve seu design e especificações revelados, mas ainda não foi muito flagrado em testes por aí, deixando-nos curiosos para saber como é o desempenho e o som do seu novo motor V16.
Para nossa sorte, Mate Rimac, o chefe da Bugatti tratou de matar a nossa curiosidade com um vídeo recentemente postado no Instagram.
Não há muito o que ver do carro no vídeo, afinal, ele está todo camuflado. Mas é possível ouvir em alto e bom som o ronco do V16 8.3 aspirado trabalhando. “E sim, é assim que o carro de produção soa. Tomara que possamos mantê-lo sem o limitador de giro”, escreveu Rimac em seu Instagram.
O vídeo mostra alguns momentos dos testes do Tourbillon. Sempre camuflado, o hiperesportivo exibe seu ronco parado em acelerações e também acelera em movimento para mostrá-lo trabalhando.
Ver essa foto no Instagram
Se depender do entusiasmo do seu criador, teremos um carro histórico nos próximos anos. “Mas que carro… que carro! Acho que nós não entendemos ainda o que construímos. Esse será um carro para entrar nos livros de história”, disse Rimac.
De acordo com as informações dadas pela Rimac, o V16, fabricado pela Cosworth, entrega sozinho cerca de 1.000 cv. Somado a eles, o Tourbillon tem outros três motores elétricos, dois na dianteira e um traseira, que contribuem com mais 800 cv. Logo, a potência total do sistema é de algo próximo aos 1.800 cv, segundo a marca.

O sistema elétrico é de 800V, alimentado por uma bateria de apenas 25,4 kWh. Apesar de pequena, ela garante até 60 km de autonomia em modo totalmente elétrico.
Com o quarteto de motores trabalhando juntos, a Bugatti promete um tempo de 0 a 100 km/h de apenas 2s. Para chegar aos 200 km/h, o Tourbillon leva menos de 5 segundos e, em menos de 10 s, alcança os 300 km/h.

E assim ele continua acelerando até a velocidade limitada de 455 km/h. Porém, como a Bugatti deu a entender, é bem possível que o Tourbillon tenha uma versão livre de restrições — assim como está sendo no carro de testes, como disse Mate Rimac em sua postagem — que pode chegar à casa dos 500 km/h.
Para aguentar tanta velocidade, o Tourbillon ganhou os pneus Pilot Cup Sport 2, feitos sob medida para o projeto.
Serão apenas 250 unidades planejadas, com a produção marcada para iniciar só em 2026. A estimativa é que o preço inicial de cada uma seja de aproximadamente 4,5 milhões de euros, algo em torno de R$ 27 milhões.