Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

CEO da Ram quer nova picape média e reviver 1500 com motor Hemi

Tim Kuniskis falou durante sobre seu desejo de ter uma nova picape média na linha da Ram e sobre os desafios de trazer o V8 Hemi de volta para a 1500

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 jan 2025, 11h49 - Publicado em 15 jan 2025, 11h00
Dakota R/T
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O CEO da Ram, Tim Kuniskis, fez revelações que podem mexer com os corações dos entusiastas da marca. Durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o executivo diz querer muito uma nova picape de tamanho médio para concorrer com Ford Ranger, Chevrolet Colorado e outras. Mas não só isso, ele também abriu possibilidade para um retorno do famoso V8 Hemi.

Atualmente, em sua linha, a Ram trabalha apenas com picapes de porte grande para cima, pelo menos nos Estados Unidos. No Brasil, a marca lançou a Rampage, aproveitando o chassi monobloco da “irmã” Fiat Toro. Para os EUA, a Rampage é considerada pequena demais, sendo compatível com o Ford Maverick, por exemplo. O que Kuniskis quer mesmo é um modelo médio para ficar abaixo da 1500.

“Tudo é mais caro. Os caminhões são muito mais caros – o pão sobe, você ainda tem que comer, certo? Os caminhões sobem, você começa a procurar alternativas. Eu costumava ter uma alternativa de preço com o Ram Classic. Eu não tenho mais isso.”, explicou o executivo em entrevista ao Motor1.

Ram-1200-Mexico
Ram 1200 é a nossa Titano, mas não deve ser a opção de picape média para os EUA (Divulgação/Ram)

A Ram Classic também era vendida no Brasil e tratava-se da 1500 de geração anterior, vendida por um preço mais em conta. Mas ainda era uma 1500, com o mesmo porte.

“Não seria ótimo se eu tivesse um caminhão de tamanho médio que fosse incrível e capaz de preencher essa lacuna?”, disse o executivo. “Sim, eu adoraria ter um”, respondeu a si mesmo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Atualmente, a alternativa mais fácil para a Ram seria a picape 1200 montada na China. Apesar do nome, nós a conhecemos como Fiat Titano. Isso mesmo, as duas são o mesmo carro, dividindo o DNA também com a Peugeot Landtrek. Essa que por sua vez deriva da chinesa Changan Kaicene F70. Ou seja, de Ram ela tem só o nome.

Os mais saudosistas têm outra solução em mente: a Dodge Dakota. Em uma época em que o nome Ram era dado à maior picape da marca Dodge, a Dakota fazia sucesso no Brasil.

Dodge Dakota visão traseira
Dodge Dakota foi a última picape média da marca, quando a Ram ainda nem era uma marca independente (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A Dakota chegou aqui em sua segunda geração, construída em Campo Largo, no Paraná, entre 1998 e 2001. Ela aproveitou o sucesso da Ranger e da S10. Em sua versão mais apimentada, a R/T era o único carro nacional com um motor V8, esse que tinha 5,2 litros e entregava 232 cv e recebia o nome de Magnum.

Em sua terra natal, a Dakota durou até a terceira geração, descontinuada em 2011. Apesar de ser um nome forte — tanto para nós brasileiros quanto para os americanos — ainda não há nada concreto sobre o seu retorno. Nasa, exceto o desejo de Kuniskis em ter uma picape média no mercado novamente.

V8 Hemi de volta na 1500?

Já que falamos em picapes com motor V8, recentemente nos despedimos do V8 Hemi, usado na Ram 1500 e em muscle cars como os Dodge Challenger e Charger, por exemplo.

O propulsor não era condizente com as atuais normas de emissões e tão pouco foi pensado para isso, como afirmou Kuniskis. “O Hemi nunca foi projetado para rodar naquela picape (atual 1500) nessa arquitetura eletrônica, então isso é um grande desafio”.

Continua após a publicidade
Ram 1500 Laramie
Motor V8 Hemi foi aposentado da 1500 e a sua volta é complicada, mas não impossível (Divulgação/Ram)

Desafio esse que, de acordo com o próprio Kuniskis é possível de ser superado, mas pode levar um tempo. “Mesmo que você dissesse, vamos fazer isso, não podemos fazer isso imediatamente”. Entre os problemas, o executivo cita ainda a falta de fornecedores que mudam suas especialidades quando uma montadora decide aposentar um motor específico.

O V8 5.7 que equipava a 1500 saiu de linha, mesmo tendo recebido um sistema híbrido leve, que entregava 395 cv. Mesmo assim, a montadora o substituiu pelo seis cilindros em linha do motor Hurricane, que consegue chegar aos 420 cv.

Continua após a publicidade

 

 

Quem quiser ter uma Ram com V8 Hemi ainda pode comprar. A única versão disponível no mercado americano é o 6.4 de 405 cv, esse que pode ser encontrado nas versões Heavy Duty (ou simplesmente HD) das picapes 2500 e 3500. Ele ainda não saiu de linha devido à demanda, já que também é utilizado nos caminhões 4500 e 5500.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.