CEO da Polestar ataca Ford Capri por semelhança entre SUVs cupês
CEO da Polestar postou uma 'alfinetada' em seu Instagram sobre o novo rival; internet também repara na semelhança do Capri com o novo Basalt
A Ford anunciou, nessa semana, o novo Capri, que ressuscitou o nome de um antigo clássico europeu da marca. A diferença é que, agora, o carro se transformou num elétrico e adotou a carroceria do tipo SUV cupê, tal como o Polestar 2, e o Citroën Basalt, e o Fiat Fastback, e vários outros. Azar da norte-americana, que acabou sentindo o “carinho” das redes sociais.
Como sempre, houve “cornetagem” de diversos internautas apontando a semelhança entre o Capri e algum rival ou mesmo acusando a Ford de plágio. Mas, sem dúvidas, é impressionante que o próprio CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, também tenha demonstrado sua indignação dada a semelhança com o seu Polestar 2.
Através de um story do Instagram, o executivo postou uma imagem do Capri com uma legenda um tanto sarcástica: “Eu sabia sobre da fabricação norte-americana do PS3 [Polestar 3]. Isso foi uma surpresa”. No caso, foi uma brincadeira que trocou o verdadeiro Polestar 3 por um hipotético, que seria o novo Ford.
Porém, há também quem notou que ele se parece com outro carro: o Citöen Basalt, que chegará em breve ao mercado. A percepção veio, claro, dos leitores brasileiros, que lembraram até dos tons de amarelo que serão as pinturas de lançamento dos carros.
Nesse caso, a semelhança é menor na questão de faróis e outros detalhes: os dois medem na casa dos 1,60 m (1,63 para o Capri e 1,67 para o Basalt). Já a largura do Citroën é de 1,80 m, enquanto o Ford tem 1,87 m. A disparidade fica no comprimento, com o Capri (4,63 m) sendo quase 30 cm maior que o Basalt (4,32 m).
Não há qualquer evidência de algum plágio, mas as semelhanças mostram o trabalho das montadoras para seguir um desejo comum que percebem nos clientes; com alvo compartilhado, não é surpresa que o resultado final seja tão parecido.