Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carros verdes devem abocanhar 6,3% do mercado até 2020

Estudo da consultoria PwC prevê que o aumento do número de estações de recargas, de locais para troca de bateria, além da economia de combustível, ajudarão a alavancar setor

Por Vanessa Barbosa, de Exame.com
Atualizado em 9 nov 2016, 12h18 - Publicado em 11 mar 2013, 19h30
sustentabilidade

Em 2020, um em cada 16 novos carros vendidos no mundo será híbrido, plug-in ou elétrico. Difícil de acreditar? Essa é a previsão da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), que projeta um crescimento acentuado dos quatro-rodas com credenciais ecológicas. Até o final da década, segundo pesquisa da consultoria, os carros verdes vão abocanhar 6,3% do mercado automotivo mundial.

A queda nos preços, que deverão ficar mais acessíveis e competitivos, será uma das principais alavancas para o aumento da popularidade dos verdinhos, que hoje somam 4,5 milhões de unidades em circulação, a maioria de híbridos. Mas outras mudanças também ajudarão o setor.

Segundo o estudo da PWC, o incremento do número de estações de recarga e de locais para troca de baterias vão reforçar a infraestrutura elétrica das cidades – e a confiança dos consumidores. Uma rede de reabastecimento ampla é condição fundamental para a expansão do mercado de carros elétricos e híbridos.

Na ausência de uma, reina a insegurança entre os motoristas, que até gostariam de comprar um modelo ecológico mas temem ficar no meio do caminho, com a bateria zerada e sem possibilidade de reabastecer.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, a criação de baterias com maior capacidade de armazenamento de energia é outro fator que deverá atrair mais interessados. Atualmente, um dos modelos elétricos mais vendidos do mundo, o Nissan Leaf, consegue rodar até 160 km com uma única carga, o que para trajetos curtos dentro da cidade é mais do que suficiente.

O problema – e o pé atrás – se instala mesmo quando se quer percorrer longas distâncias, numa viagem, por exemplo. Até o momento, o único país que dá para atravessar de leste a oeste, norte a sul, dentro de um carro elétrico sem esquentar a cabeça é a Estônia.

Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos. Cada uma das 165 estações recarrega até 90% da bateria em menos de 30 minutos. Dependendo do modelo, uma única carga permite rodar 140km pela bagatela de R$13. Assim, fica difícil resistir.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.