Carros usados estão valorizando em 2020 – e a culpa é dos novos
Levantamento da KBB identificou uma alta média de 1,54% no valor de seminovos apenas no mês de outubro
O mercado automotivo vive, com certeza, um momento muito incomum em 2020. Mesmo com a desaceleração da economia e a diminuição no volume de vendas, carros novos estão cada vez mais caros – os aumentos chegam a R$ 9.000 em 10 meses.
Porém, o aumento dos preços não se reservou apenas aos carros novos. Quase como um reflexo ao mercado de zero quilômetros, um estudo promovido pela KBB constatou que usados e seminovos com até três anos de uso também estão valorizados.
Segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB, os modelos seminovos foram os que mais valorizaram no mês de setembro com um aumento médio de 1,54%. Dentre estes, o destaque vai para os furgões, com alta de 2.63%, e para os SUVs, que subiram 2,31%. A pesquisa também mostra que os carros de ano/modelo 2018 foram os que mais ganharam valor no último mês.
A tabela de valores de veículos seminovos também refletiu as tendências do mercado de 0KM. No mês de setembro, Onix Plus e T-Cross e Fiorino foram, disparados, os seminovos com maior aumento de preços, 5,84%, 8,14% e 8,07%, respectivamente. O que impressiona é que as variações são muito maiores do que todo o resto dos modelos.

Os carros usados – com mais de três anos de uso – também surpreenderam com uma alta média de 0,88%. Para a pesquisa, foram considerados modelos até o ano de 2010.
Essa alta de preços não refletiu na liquidez dos carros usados. Segundo dados da Fenauto (Associação de Revendedores), as vendas aumentaram 9,1% em outubro frente ao mesmo mês no ano passado. Isso pode apontar um aumento orgânico dos preços causado pela alta procura de ofertas no mercado.
Com o aumento nos preços dos veículos 0KM, o mercado de segunda mão se apresentou como uma boa alternativa aos consumidores.
As marcas que mais tiveram seus veículos usados valorizados no mês de outubro foram Kia e Jeep, e são seguidos de perto por Mitsubishi e Ford.

Os valores de veículos novos também subiram mais um pouco neste mês. O destaque vai para modelos fabricados 2019 e ainda em estoque, que já haviam subido 2,51% em setembro e aumentaram mais 0,69% em outubro. Segundo a KBB, isso acontece pois modelos mais recentes são mais frágeis às condições do mercado e à variação do cambio. Os modelos de 2019, então, são uma alternativa para aqueles que buscam por um carro novo com um preço mais atraente.
A KBB Brasil informou que, para a elaboração do monitor, foram analisadas 18.470 versões de veículos à venda no mercado, considerando todas as marcas e categorias, com idades entre 2010 até os 0 km atuais.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro