Comprar ou alugar um carro? Diante de tantas novas modalidades de assinatura e aluguel de veículos, muitas dúvidas como essa estão surgindo na cabeça dos consumidores que não abrem mão de ter um carro para chamar de seu.
Mas, por mais que apareçam novas formas, os custos de se adquirir um carro zero ainda é alto, seja por meio da tradicional compra a prazo — com suas altas taxas de financiamento — seja pela assinatura, que oferece benefícios como seguro, manutenção, entre outros, mas cobra uma quantia boa por eles.
Para contornar tudo isso, surgiu a Carflip, uma locadora de carros por assinatura que trabalha apenas com modelos seminovos. Atuando desde 2021, a startup, que é controlada pela Karvi e a AutoAvaliar, funciona de maneira muito semelhante às outras locadoras: você adquire um carro por assinatura e tem diversos benefícios inclusos na mensalidade, como seguro, revisões e, nesse caso, até um rastreador por GPS, tendo a opção de comprar o carro antes mesmo do fim do contrato.
Mas existe um diferencial: a Carflip trabalha com veículos seminovos, o que reduz o valor das mensalidades. Além disso, o cliente não fica refém dos modelos disponibilizados pela empresa, podendo indicar qualquer modelo seminovo de uma revendedora para ser comprado.
Basta ir à uma loja e escolher o carro. A Carflip então fará uma avaliação para saber se o veículo está com a manutenção em dia e dentro dos parâmetros da empresa. Depois a startup compra o carro e o disponibiliza ao cliente para aluguel.
Para Matilde Almeida, cliente da Carflip há quatro meses, esse novo modo de assinatura era exatamente o que precisava. Seu carro já não atendia às suas demandas de trabalho, mas os altos custos de financiamento e as altas mensalidades de locadoras mais tradicionais não condiziam com a ajuda de custo que ela recebia da sua empresa para manter um veículo. “Um carro zero estava fora da minha realidade.”
Foi então que ela conheceu a startup, que soou atrativa pelo custo-benefício. Em apenas uma semana e meia, Matilda escolheu o carro — um Ford Ka 2020 — que passou pela avaliação técnica da empresa, e já recebeu as chaves.
Assim como as demais empresas, a Carflip trabalha com planos de franquia de quilometragem, que variam entre 1.000 a 3.000 km ao mês para carros particulares e de 3.000 a 6.000km para motoristas de aplicativo. Os contratos têm prazos de 12, 18 ou 24 meses. As mensalidades variam de acordo com o valor do carro escolhido pelo cliente e os valores podem ser simulados pelos vendedores.
Além dos benefícios como rastreador GPS, plano de manutenção e revisões e seguro, o cliente ainda pode comprar o veículo — algo que chamou muito a atenção de Matilde. E não é preciso esperar o término do contrato, sendo necessários apenas seis meses para efetuar a compra. Quem opta por adquirir o carro, ainda recebe um cashback de 25% do que pagou até o momento, porém ele deixa de ter os benefícios citados anteriormente.
Atualmente, Matilde se diz contente com o valor que paga pelo Ka: R$ 1.900 de mensalidade. Ela também já planeja fazer a compra do carro, antes mesmo do fim do contrato. Aliás, a novidade foi tão bem aceita que a consultora compartilhou a experiência com os colegas de trabalho e dois deles já iniciaram o processo de assinatura de um seminovo.