Carros populares mais requintados
Lançamentos mais recentes indicam tendência de veículos mas completos a um preço mais acessível. Será?
O que o Onix, da General Motors, o HB20, da Hyundai, e o Etios, da Toyota, têm em comum? Além de serem apresentados quase que concomitantemente ao mercado, são veículos considerados de entrada, mas com um quê de sofisticação. Os três modelos já saem da fábrica com itens considerados de luxo no Brasil, como airbag e freios ABS, mas custam a partir de 30.000 reais.
Especialistas do setor automotivos ouvidos por EXAME.com afirmam que as exceções citadas acima, no entanto, devem se tornar regra no mercado brasileiro a partir de agora. “Esses últimos lançamentos seguem uma tendência natural de transformação do mercado de carros no país. Antigamente, retrovisor do lado direito era considerado opcional, hoje não mais”, afirmou André Beer, especialista do setor automotivo e ex-vice presidente da GM.
Para ele, não se trata de apenas de uma preocupação das montadoras com os consumidores brasileiros. “As empresas sempre estiveram atentas em oferecer, principalmente, modelos de carros com preços mais acessíveis. Mas agora, o cenário é outro: o poder aquisitivo aumentou, a concorrência também – e em maior proporção – e as fábricas precisam conquistar mais clientes, o que só será possível se elas oferecerem produtos com diferenciais”, afirmou Beer.
O fato de os carros a partir de 2014 terem que sair de fábrica com airbag e ABS, de acordo com a nova legislação, também contribuiu para essa nova posição das montadoras. “Elas estão apenas antecipando o que será obrigatório daqui a um ano. Não valeria a pena fazer um lançamento agora sem esses itens. Por isso, não vejo nada de novo nisso, até mesmo porque, se você colocar essas tecnologias em um Gol, da Volkswagen, ele vai custar próximo a 30.000 reais”, afirmou Fernando Calmon, também especialista do setor automotivo.
Tendência ou não, o fato é que os três modelos estão enquadrados em um dos segmentos que mais vendem no país: o compacto hatch. Hoje esse segmento representa mais de 50% das vendas totais de carros no Brasil. “A Hyundai, por exemplo, buscou inspiração no Gol – modelo mais vendido no Brasil – para lançar o HB20. Já a GM está preparando o sucessor do Celta, porém mais aprimorado”, disse Calmon.
De acordo com dados do mercado, o HB20 já tem fila de espera e pelo menos 50.000 unidades foram encomendadas em um mês. A boa aceitação do modelo reflete o desejo de os consumidores brasileiros terem carros mais equipados por preços que caibam no bolso.
Para a GM, o Onix deve ser seu novo best-seller no mercado brasileiro. O modelo foi desenvolvido especialmente para o país e a montadora espera que ele faça o mesmo sucesso conquistado pelo Corsa e Celta, campeões de vendas da fabricante americana no Brasil. Já a Toyota espera vender cerca de 70.000 unidades do seu compacto Etios por aqui.
Opções
Segundo Calmon, outro carro que não está na mesma categoria dos compactos hatchs lançados pela GM, Hyundai e Toyota, mas que também teve boa aceitação no Brasil por unir tecnologias a preços mais baixos, é o March, da Nissan.
“Desde o lançamento, praticamente um ano atrás, a montadora tem fila de espera de pelo menos três meses para conseguir atender o consumidor. E olha que hoje no mercado existem cerca de 1.500 opções de modelos, mas há quem prefira esperar”, afirmou o especialista.