Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carros elétricos podem acabar com 12% dos empregos na indústria automotiva

Pesquisa encomendada pela Volkswagen projeta o enxugamento nas fábricas até 2029

Por Gabriel Monteiro
Atualizado em 11 jan 2021, 10h09 - Publicado em 11 jan 2021, 10h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fábrica - Volkswagen
    (Divulgação/Volkswagen)

    A transformação do mercado automotivo rumo a eletrificação pode não ser tão notável no Brasil ainda. Na Europa, onde muitos países se preparam para abolir motores a combustão nos carros novos em menos de 20 anos, porém, essa transformação gera preocupações com o desenvolvimento de tecnologias e também com os empregos.

    Uma das empresas que está empenhada em integrar-se ao mercado de veículos elétricos é a Volkswagen. A ideia de ver uma das mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo rumando à eletrificação pode soar apática aos mais preciosistas, mas a tendência, principalmente de fabricantes europeus, é buscar uma alternativa viável e pouco poluente para os motores a combustão. Mas isso pode acabar com até 12% dos empregos que tem hoje.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    A fabricante alemã já estipulou a meta de 500.000 veículos elétricos vendidos anualmente até o ano de 2025. Mas, para cumpri-la, terá de reformular sua produção e dedicar fábricas inteiras somente para esses modelos.

    Essas atitudes terão consequências severas sobre o catálogo da VW. O Passat já têm seus dias contados e o Polo poderá ser substituído pelos novos modelos da linha “ID” futuramente. Já os clássicos Kombi e Fusca podem ser resgatados em versões elétricas.

    Continua após a publicidade

    No entanto, os impactos das inovações tecnológicas não vão recair apenas sobre o consumidor. Estudos sobre o mercado automobilístico mundial apresentam uma queda no número de empregos que varia entre 35% e 62%. Os números elevados se justificam uma vez que os carros elétricos são mais fáceis e rápidos de serem fabricados. Eles têm menos peças, por exemplo, e exigem menos mão de obra no processo de montagem.

    Fábrica Volkswagen
    (Divulgação/Volkswagen)

    O conselho independente de sustentabilidade do Grupo VW, buscando por uma visão mais clara dos empregos nesta década, encomendou um estudo ao Instituto Fraunhofer para Organização e Engenharia Industrial (IAO), especializado em pesquisa aplicada. 

    A pesquisa revelou resultados um pouco mais animadores do que os antes divulgados. O enxugamento previsto até 2029 é de, em média, 12% dos funcionários. O estudo foi realizado durante um ano e conta com mais de 30 grupos de funcionários analisados e 60 representantes de todas as unidades de negócios da VW.

    Continua após a publicidade

    Para comparar as demandas de mão de obra, foram tomados como base a linha de produção do Golf VIII e do elétrico ID.3.

    As áreas mais afetadas pela eletromobilidade, segundo o IOA, serão a de produção de componentes, pois a demanda de mão de obra para construir um conjunto mecânico convencional é cerca de 70% maior que a necessária para construir um conjunto elétrico, e a de logística, com a chegada de transportes automatizados. As reduções para as duas áreas variam entre 7% e 20%. 

    Com tarefas manuais e repetitivas perdendo espaço, as áreas de planejamento logístico e planejamento de produção vão demandar mais funcionários. Mesmo que não equilibrando as grandes perdas, os empregos crescerão cerca de 3% até 2029.

    geral
    Produção de automóveis convencionais demanda mais mão de obra (Volkswagen/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Outras áreas que sofrerão com os cortes são a de aquisições, com um enxugamento de até 6%, finanças, perdendo cerca de 2% dos colaboradores e recursos humanos, com uma variação de -3% a -5%.

    No entanto, o estudo destaca que novas profissões com mais requisitos de qualificação serão criadas, principalmente para os profissionais das áreas de Ti e inovações tecnológicas, diretamente ligadas ao processo de transformação digital das empresas.

    A Volkswagen estima, por exemplo, que, até 2024, novos 1.000 empregos serão gerados no desenvolvimento de baterias para os modelos elétricos.

    Essas vagas vão demandar muito mais treinamento e conhecimentos especializados em digitalização e automação, mas o instituto destaca que somente a Volkswagen não conseguirá qualificar sozinha os funcionários e sugere parcerias com o governo alemão.

    Continua após a publicidade

    Mesmo que criadas novas oportunidades, o setor automotivo ainda encarará grandes cortes e pode gerar grandes impactos para o mercado alemão, visto que cerca de 5% de todos os empregos no país estão ligados direta ou indiretamente à indústria automotiva.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas 740
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.