Carros antigos valorizam até 135% acima da taxa de juros
Antigomobilismo pode ser um ótimo negócio para investir. Estudo da FGV analisou variação nos preços de 24 modelos em 10 anos
![classicos](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/5658b16a2daad077cb673e94kombi280812.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Alguns veículos clássicos podem valorizar até 135% acima da taxa básica de juros (Selic) em uma década. É o que indica um estudo feito pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (EAESP).
Dos 24 modelos analisados entre os anos 2005-2006 e 2015-2016, a Volkswagen Kombi “Corujinha” fabricada de 1968 a 1975 apresentou 135,1% de valorização em dez anos.
![Por fora, havia as presilhas copiadas das corridas - caso o capô abrisse com "tanta" velocidade](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/03/maverick-gt-da-ford-testado-pela-revista-quatro-rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os outros quatro modelos mais valorizados foram Dodge Charger (1973 a 1975, 125,9%), Dodge Dart 2p (1970 a 1973, 117,7%), Chevrolet Camaro (1967 a 1969, 116%) e Ford Maverick GT V8 (1973 a 1976, 75,5%).
Já os cinco modelos antigos menos valorizados foram o Ford Mustang Hard Top (1966 a 1968, -32,5%), Mercedes-Benz SL (1973 a 1975, -27,8%), Rural Willys (1968 a 1970, -13,1%), Porsche Envemo Super 90 (1980 a 1982, -5%) e Chevrolet Camaro conversível (1967 a 1969, 2,4%).
Mesmo assim, nenhum dos 24 modelos que participaram do levantamento tiveram valorização inferior à inflação.
![Dodge Charger R/T](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57b7ab210e2163719703c9f7dodge-charger-rt-quatro-rodas.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Diferentemente dos modelos modernos, que perdem valor com o tempo, como ocorre com os bens de consumo em geral, o modelo antigo dificilmente tem seu valor reduzido com o passar dos anos”, afirma Luis Henrique Rigato, professor, coordenador do curso Master in Business and Management da EAESP e um dos autores da pesquisa.
O estudo indicou também que os veículos mais valorizados não são necessariamente os mais procurados pelos colecionadores.
“Esperava-se que os modelos mais desejados seriam os que teriam a tendência de maior valorização, o que não ocorreu”, comenta o outro autor do estudo, o professor Arthur Ridolfo Neto.
![Chevrolet Camaro RS SS 1968](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/577c12090e216345751d4529chevrolet-camaro-rs_ss-modelo-1968.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os comparativos de rendimentos em aplicações foram realizados considerando índices da caderneta de poupança, CDI, IGP-M e Selic durante a última década, segundo dados do Banco Central.
Os dados para realizar o levantamento foram obtidos por meio de entrevistas com 103 colecionadores e análise de seis mil anúncios de classificados de vendas de carros antigos.
![Willys Pick-up Jeep / Ford F-75](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57eef8fd0e21630270055116001-psd.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A FGV seguiu as especificações da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para classificar um automóvel como modelo clássico, que são fabricação há mais de 30 anos, preservação das características originais e concessão do Certificado de Originalidade reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).