Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carro elétrico pode perder 40% da capacidade da bateria em 8 anos

Manual do Chevrolet Bolt indica que após 100.000 milhas ou oito anos o rendimento da bateria pode diminuir em até 40%

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2024, 11h22 - Publicado em 8 dez 2016, 16h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quase todos os aparelhos eletrônicos com bateria (como os celulares e notebook) sofrem com a perda de capacidade de armazenamento ao longo do tempo. O mesmo pode ocorrer com os veículos elétricos – e quem reconhece isso é a própria General Motors americana.

    Segundo a marca, o Chevrolet Bolt – um compacto lançado recentemente para popularizar esse tipo de motorização em veículos mais baratos – pode ter uma redução de até 40% em sua autonomia após 8 anos de uso, exatamente o tempo que dura a garantia. Quando novo, o Bolt tem autonomia estimada em 238 milhas (383 km).

    “A quantidade de energia que a bateria de “propulsão” de alta tensão pode armazenar irá diminuir conforme o tempo e as milhas percorridas. Dependendo da utilização, a bateria pode sofrer uma degradação de 10% até 40% em sua capacidade ao longo do prazo de garantia.”. Para ver o manual do Bolt na íntegra, vá direto para a página 322 neste link.

    Problemas de redução da capacidade da bateria já haviam sido identificados no Nissan Leaf e no Tesla S. No caso do Leaf, a questão afetou de forma mais acentuada unidades mais antigas, utilizadas em locais com o clima quente. A Nissan resolveu o problema com posteriores atualizações e trocas de bateria.

    Entre os proprietários do Tesla Model S, era previsto nesses carros que após 50.000 milhas rodados a bateria poderia ter sua capacidade reduzida em cerca de 6%, mas alguns casos registrados mostraram uma queda de 12% depois terem rodado 34.000 milhas, o equivalente a 54.000 quilômetros.

    Continua após a publicidade

    No caso do Bolt, uma perda de 40% na capacidade da bateria faria sua autonomia despencar de 383 para 229,8 quilômetros em 2025. A dúvida é se essa perda de rendimento será aceita pelos consumidores, bem como se a queda será, de fato, de 40%.

    A Consumer Reports fez um levantamento no começo do ano no qual não recomenda a compra de modelos elétricos usados por falta de confiabilidade, citando veículos como Nissan Leaf (2013) e até BMW i3 (2014).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.