Carro elétrico da Sony é um Honda de quase R$ 630.000 e estreia em 2025
Durante a CES, as duas marcas lançaram o Afeela, que graças a 40 sensores pode ser completamente autônomo e por meio da IA se comunicar perfeitamente

A parceria entre Sony e Honda vem desde de 2022 e a empresa Sony Honda Mobility Afeela já havia anunciado o seu primeiro protótipo, o sedã elétrico Afeela Prototype. Durante a CES 2025, a maior feira de tecnologia do mundo e realizada em Las Vegas (EUA), as japonesas apresentaram a versão de produção do seu primeiro produto.
Os executivos da Sony enfatizaram a competência técnica do Afeela 1. O sedã dirigiu sozinho no palco graças aos 40 sensores espalhados por toda a carroceria, incluindo 18 câmeras, 9 conjuntos de radar, 12 sensores ultrassônicos e um LIDAR.
Durante a apresentação, o chefe de mobilidade Yasuhide Mizuno enfatizou o tempo recorde de menos de dois anos para o desenvolvimento do primeiro carro da Afeela.
Alimentado por uma bateria de 91 kWh, o Afeela 1 tem dois motores, um em cada eixo, com 245 cv cada e a potência combinada é de 480 cv. O alcance é estimado em 482 km e seu conjunto de baterias pode receber carregamento rápido de até 150 kW.
Em termos de dimensões o Afeela 1 é mais curto e mais estreito que um Tesla Model S, porém é mais alto com 1,46 metro de altura, 1,90 metro de largura, 4,91 metros de comprimento e generosos 3 metros de entre-eixos.

O Afeela EV ainda oferece suspensão a ar combinada com uma configuração de braço duplo na dianteira e uma multilink na traseira.
O carro conversa com você
A inteligência artificial (IA) está presente no Afeela e, segundo Mizuno, torna a comunicação com o motorista mais precisa. “A percepção de IA do Afeela é usada para reconhecer com precisão o ambiente ao redor, e seu planejador de IA é usado para criar planos de direção ideais”, disse Mizuno durante a CES 2025.
O carro “fala proativamente com você”, segundo a marca, fornecendo ao motorista e seus passageiros informações úteis sobre o que está na estrada. Quando estacionado, ele também fornece acesso ao entretenimento no carro na forma de videogames, música, filmes e muito mais — muito disso da vasta biblioteca de conteúdo da Sony, que é a proprietária do PlayStation.
Por dentro o design segue o padrão futurista com uma grande tela que ocupa toda a extensão do painel e abriga tanto a central multimídia quanto o quadro de instrumentos. Há também duas telas que transmitem as imagens da câmeras acopladas nos retrovisores externos, por mais que os mesmos sejam tradicionais com espelhos.
O modelo de estreia do Afeela 1, a versão Signature, começará em US$ 102.900 (R$ 627.690 ao câmbio atual) e as entregas estão programadas para começar em meados de 2026. A versão de entrada, a Origin, só estará disponível em 2027 e custará US$ 89.900. As reservas já podem ser feitas por meio do site oficial por US$ 200 e podem ser reembolsáveis em caso de desistência. Além disso, pelo menos por enquanto, as reservas só serão aceitas apenas para moradores da Califórnia, mas há planos de expandir gradualmente para outros estados dos EUA.