Carro elétrico da Neta perde 90% de sua autonomia total em menos de 2 anos na China
Com problemas na bateria, a compradora foi atrás da concessionária para troca, mas as peças estavam em falta

A mídia chinesa relatou no dia 2 de janeiro uma história de um modelo elétrico da Neta, que foi comprado há cerca de um ano e meio e teve uma diminuição extrema de sua autonomia.
O carro é um Neta Aya, pertencente a uma mulher chinesa denominada como “Sra. He”. Ela adquiriu seu modelo por cerca de 76.000 yuans (R$ 64.206), que, inicialmente, tinha 401 km de autonomia de fábrica.
O modelo que pertencente a mulher é a versão topo de linha Luxury, com motor de 95 cv e 15,3 kgfm. A bateria é de 40,7 kWh, garantindo um alcance de 263 km segundo o Inmetro. A Neta declara 401 km de autonomia.

Os primeiros problemas foram relatados em um dia de frio extremo na China, fazendo a autonomia cair drasticamente. Segundo He, o alcance de seu Neta Aya caiu para 60 km.
Após o ocorrido, ela foi atrás da concessionária onde havia comprado o carro. Mas a loja foi fechada permanentemente, fazendo He ir para outra revendedora oficial da Neta.
A loja da marca, chamada Anji Neta 4S, analisou o caso e informou que o modelo teve uma grande falha, necessitando uma substituição. Porém, eles não tinham o produto em estoque.

Depois de todo esse processo, o Neta Aya seguiu com falhas e até se intensificou. Em um vídeo, a Sra. He contou que seu carro estava com um alcance de apenas 40 km, a incapacitando de ir de casa até seu trabalho, já que a distância é de 42 km.
Além de todo o transtorno, a concessionária não conseguiu dar uma previsão para a chegada da bateria e a realização do reparo. Eles a informaram que será possível “em algum momento do ano novo”, mas não ficou claro se estavam se referindo ao ano novo chinês, que acontecerá no dia 29 de janeiro.

A concessionária entrou em contato com a fabricante de bateria algumas vezes, mas, segundo ela, a bateria está fora de estoque.
Para diminuir os problemas da mulher, a concessionária está emprestando outro modelo elétrico enquanto ela espera a chegada da bateria. Não foi informado qual carro foi disponibilizado.
Ela também encaminhou seu problema para os responsáveis de atendimento ao cliente da marca, mas recebeu a mesma reposta da concessionária: não há bateria disponível para troca”.
Chegada da Neta no Brasil
A Neta iniciou suas operações no Brasil no ano passado. Passou por alguns atrasos e finalmente em novembro entrou em pré-venda com os modelos X e o próprio Aya.
O Aya, que busca rivalizar o BYD Dolphin, está disponível por R$ 128.900 e R$ 134.900, nas versões Comfort e Luxury. O Neta X, um SUV de porte médio, chegou em três versões e parte dos R$ 194.000.

Apesar da chegada ao Brasil, como pode ser visto pelo episódio ocorrido com a Sra. He, a Neta não vai muito bem na China. Além da falta de peças, a marca recentemente reduziu salários em sua fábrica e chegou até a atrasar os salários de seus colaboradores.
A fábrica de Zhejiang (CHI) também teve sua produção paralisada na metade do último mês, segundo o site chinês DoNews. Essa é a principal fábrica da Neta e tem capacidade anual para 200.000 veículos.

A vinda para a América do Sul e outros mercados emergentes é uma forma de tentar se salvar de sua situação na China. Mas até por aqui está tudo muito enrolado. A Neta cita que está resolvendo “trâmites legais” para se manter no mercado brasileiro.