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Carro elétrico da Neta perde 90% de sua autonomia total em menos de 2 anos na China

Com problemas na bateria, a compradora foi atrás da concessionária para troca, mas as peças estavam em falta

Por Lucas Parente
Atualizado em 5 jan 2025, 15h15 - Publicado em 5 jan 2025, 15h00
Neta Aya
Neta Aya (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
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A mídia chinesa relatou no dia 2 de janeiro uma história de um modelo elétrico da Neta, que foi comprado há cerca de um ano e meio e teve uma diminuição extrema de sua autonomia.

O carro é um Neta Aya, pertencente a uma mulher chinesa denominada como “Sra. He”. Ela adquiriu seu modelo por cerca de 76.000 yuans (R$ 64.206), que, inicialmente, tinha 401 km de autonomia de fábrica.

O modelo que pertencente a mulher é a versão topo de linha Luxury, com motor de 95 cv e 15,3 kgfm. A bateria é de 40,7 kWh, garantindo um alcance de 263 km segundo o Inmetro. A Neta declara 401 km de autonomia.

Neta Aya
Neta Aya (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Os primeiros problemas foram relatados em um dia de frio extremo na China, fazendo a autonomia cair drasticamente. Segundo He, o alcance de seu Neta Aya caiu para 60 km.

Após o ocorrido, ela foi atrás da concessionária onde havia comprado o carro. Mas a loja foi fechada permanentemente, fazendo He ir para outra revendedora oficial da Neta.

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A loja da marca, chamada Anji Neta 4S, analisou o caso e informou que o modelo teve uma grande falha, necessitando uma substituição. Porém, eles não tinham o produto em estoque.

Neta Aya
Neta Aya (Divulgação/Divulgação)

Depois de todo esse processo, o Neta Aya seguiu com falhas e até se intensificou. Em um vídeo, a Sra. He contou que seu carro estava com um alcance de apenas 40 km, a incapacitando de ir de casa até seu trabalho, já que a distância é de 42 km.

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Além de todo o transtorno, a concessionária não conseguiu dar uma previsão para a chegada da bateria e a realização do reparo. Eles a informaram que será possível “em algum momento do ano novo”, mas não ficou claro se estavam se referindo ao ano novo chinês, que acontecerá no dia 29 de janeiro.

Print do vídeo feito pela Sra. He
Print do vídeo feito pela Sra. He (CarNewsChina/Reprodução)

A concessionária entrou em contato com a fabricante de bateria algumas vezes, mas, segundo ela, a bateria está fora de estoque.

Para diminuir os problemas da mulher, a concessionária está emprestando outro modelo elétrico enquanto ela espera a chegada da bateria. Não foi informado qual carro foi disponibilizado.

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Ela também encaminhou seu problema para os responsáveis de atendimento ao cliente da marca, mas recebeu a mesma reposta da concessionária: não há bateria disponível para troca”.

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Chegada da Neta no Brasil

A Neta iniciou suas operações no Brasil no ano passado. Passou por alguns atrasos e finalmente em novembro entrou em pré-venda com os modelos X e o próprio Aya.

O Aya, que busca rivalizar o BYD Dolphin, está disponível por R$ 128.900 e R$ 134.900, nas versões Comfort e Luxury. O Neta X, um SUV de porte médio, chegou em três versões e parte dos R$ 194.000.

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Neta Aya
(Neta/Divulgação)

Apesar da chegada ao Brasil, como pode ser visto pelo episódio ocorrido com a Sra. He, a Neta não vai muito bem na China. Além da falta de peças, a marca recentemente reduziu salários em sua fábrica e chegou até a atrasar os salários de seus colaboradores.

A fábrica de Zhejiang (CHI) também teve sua produção paralisada na metade do último mês, segundo o site chinês DoNews. Essa é a principal fábrica da Neta e tem capacidade anual para 200.000 veículos.

Neta Aya
(Neta/Reprodução)

A vinda para a América do Sul e outros mercados emergentes é uma forma de tentar se salvar de sua situação na China. Mas até por aqui está tudo muito enrolado. A Neta cita que está resolvendo “trâmites legais” para se manter no mercado brasileiro.

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