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Caoa Chery Tiggo 9 tem lançamento no Brasil confirmado para 2025

Será o maior e mais caro SUV produzido pela marca no país, enquanto a versão híbrida plug-in virá importada da China

Por Nicolas Tavares, João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 ago 2024, 17h34 - Publicado em 23 ago 2024, 17h23
Chery Tiggo 9
Chery Tiggo 9 (Divulgação/Chery)
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Depois de anos sem lançar um novo modelo no Brasil, a Caoa Chery confirma que irá aumentar sua linha de SUVs com a chegada do Tiggo 9. O enorme SUV de 7 lugares e 4,82 metros de comprimento será montado em Anápolis (GO) a partir de 2025 para ser seu modelo mais caro.

O Chery Tiggo 9 será lançado no Brasil primeiro com na versão apenas com motor a combustão. A versão híbrida plug-in virá depois, mas existe um plano de nacionalizá-la posteriormente. Apesar do desejo da Caoa Chery em manter segredo a respeito, o presidente da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, acabou deixando a informação escapar enquanto conversava com jornalistas.

Chery Tiggo 9
Chery Tiggo 9 (Divulgação/Chery)

O Tiggo 9 será posicionado como o topo da linha da Caoa Chery no país, sendo não apenas o maior SUV da empresa, como também o mais equipado. São 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e com 2,82 m de entre-eixos. Como comparação, o Tiggo 8 Pro mede 4,74 m e tem um entre-eixos de 2,71 m.

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Como no Tiggo 8, o Tiggo 9 deve chegar na versão de 7 lugares e o tamanho extra faz com que tenha um porta-malas com 200 litros de capacidade com todos os bancos no lugar. Rebatendo todos os assentos, o espaço cresce para 2.021 litros (a marca não informa o espaço com a terceira fileira rebatida).

Chery Tiggo 9
(Divulgação/Chery)

Na China, é vendido com motor 2.0 turbo de 265 cv e 41 kgfm de torque. O mais provável para o Brasil é que adote o mesmo 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm que equipa o Tiggo 8 Pro, por já estar preparado para usar a gasolina brasileira. A transmissão continuará a ser a automatizada de dupla embragem com sete marchas.

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Existe também a versão híbrida plug-in, usando o mesmo 2.0 turbo, porém combinado a uma unidade elétrica de 224 cv nas rodas traseiras. Combinados, chegam a 366 cv e 40,8 kgfm. A Chery declara uma autonomia de até 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l. Este motor tem mais chances de chegar ao Brasil pois já está sendo homologado para o Jaecoo 8 da Omoda|Jaecoo, divisão da Chery que virá ao país em 2025.

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