Ainda não existe um carro híbrido plug-in fabricado no Brasil. O que existe é híbrido pleno (HEV), caso do Toyota Corolla e Corolla Cross, ou híbridos leves, como os Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro. A Caoa Chery havia prometido, há alguns meses, que o Tiggo 8 Pro PHEV seria o primeiro plug-in nacional ainda em 2024. Porém, acabou adiado para 2025.
Este adiamento foi confirmado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente do Grupo Caoa, durante o evento de lançamento do Tiggo 8 Pro renovado. Segundo o executivo, a fabricante seguirá importando o SUV médio híbrido plug-in da China até que o imposto de importação seja elevado novamente, o que acontecerá em julho de 2025.
Atualmente, carros híbridos plug-in pagam 20% de imposto de importação, valor que passou a valer em julho passado. A partir de julho do ano que vem, a alíquota subirá para 28% e, em julho de 2026, alcançará o valor final de 35%.
Segundo Carlos Filho, a produção será iniciada apenas após o aumento do imposto previsto para 2025. Ou seja, a produção do Tiggo 8 PHEV no Brasil acabou adiada em cerca de um ano e acontecerá somente no 2º semestre do ano que vem.
Questionado pela reportagem de QUATRO RODAS sobre a possibilidade de atualizar a versão híbrida com algumas das novidades vistas na variante com motor 1.6 turbo sem eletrificação, o executivo disse que não o SUV não terá novidades além de ser nacionalizado.
Com este adiamento, o Tiggo 8 não conseguirá mais ser o primeiro carro híbrido plug-in nacional. A BYD prepara-se para montar o Song Pro em Camaçari (BA) a partir de 2025, assim como a GWM declarou que irá montar o Haval H6 em Iracemápolis no começo de 2025. Ambas as rivais chinesas afirmam que farão as primeiras unidades pré-série ainda em 2024.
A versão híbrida do Caoa Chery Tiggo 8 é vendida por R$ 249.990. É equipada com um motor 1.5 turbo e dois propulsores elétricos, gerando uma potência combinada de 317 cv e 56,6 kgfm.