Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Caoa Chery Tiggo 5X Pro 2023 corrige seus defeitos, mas custa R$ 154.990

De olho até no Corolla Cross, novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro estreia câmbio CVT e interior completamente renovado (e melhorado)

Por Eduardo Passos
Atualizado em 17 fev 2022, 21h54 - Publicado em 17 fev 2022, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não julgue à primeira vista, pois o novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro está mais diferente do que parece. O SUV que já passou por nosso teste de Longa Duração ganhou um bom facelift, mas com mudanças concentradas no interior e na mecânica. Em preço promocional, o Tiggo 5x Pro chegará em versão única por R$ 154.990 – preço que, de acordo com a marca, não vai durar por muito tempo.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Ainda que, por fora, a marca tenha instalado a grade frontal com o mesmo estilo que equipa seus outros SUVs recém-atualizados, o Tiggo 5x Pro se diferencia do antecessor pela nova cabine com estilo que remete aos Tiggo 8 e Tiggo 7 Pro e a transmissão CVT.

    Novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro
    Novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro (Divulgação/Caoa Chery)

    Câmbio ideal

    Segundo a Caoa Chery, a escolha do câmbio CVT, já presente nos Arrizo 6, foi uma forma de adaptar o motor 1.5 turbo flex do modelo às normas mais recentes de emissões ambientais do Proconve L7.

    Continua após a publicidade
    Traseira mudou discretamente, mas ângulo de saída foi ampliado
    Traseira mudou discretamente, mas ângulo de saída foi ampliado (Divulgação/Caoa Chery)

    Desse modo, a transmissão de nove marchas simuladas não apenas fez com que o carro se tornasse menos poluente, mas também mais econômico. Ao mesmo tempo, não foi necessário reduzir os números do motor 1.5 turbo (com injeção multiponto) dos atuais 150 cv e 21,4 kgfm. Segundo a Caoa Chery, as normas ambientais também estimularam a companhia a preparar uma versão híbrida do Tiggo 5x Pro, que chegará às lojas ainda neste ano.

    Nova grade é comum aos SUVs reestilizados da Caoa Chery
    Nova grade é comum aos SUVs reestilizados da Caoa Chery (Divulgação/Caoa Chery)

    Ponto de atenção em nosso teste, o câmbio CVT parece bem diferente do ajuste feito pela montadora no SUV médio: indo de 0 a 100 km/h em 10,3 s, o Tiggo 5x Pro passa longe de ser um foguete, mas os modos de condução Sport e Eco permitem alternar entre um utilitário mais obediente e um uso racional do trem-de-força em nome da economia.

    Espaço interno é digno de bons SUVs médios
    Espaço interno é digno de bons SUVs médios (Divulgação/Caoa Chery)
    Continua após a publicidade

    Maquiagem leve

    Por fora, o novo modelo da sino-brasileira mudou pouco, com alterações concentradas na grade dianteira, com padrão tridimensional que vêm se estendendo aos outros SUVs da marca.

    Saída de ar da segunda fileira é bidirecional
    Saída de ar da segunda fileira é bidirecional (Divulgação/Caoa Chery)

    Investindo pesado para sentar na mesa das marcas tradicionais, a Caoa Chery usa a grade como um elemento de todos os seus facelifts da linha Tiggo, que junto recebem o Pro no fim do nome.

    Ainda que uma mudança tão profunda quanto à do Tiggo 7 Pro tenha sido descartada por questão de preço, também há alterações nos difusores de ar, escapes duplos decorativos (que ficaram mais discretos) e nos faróis.

    Casa nova

    Se por fora as mudanças foram discretas, alguém que visse só as fotos internas do Tiggo 5x Pro teria dificuldade para adivinhar sua identidade.

    Continua após a publicidade
    Painel do novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro
    Painel do novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro (Divulgação/Caoa Chery)

    Com estreia do quadro de instrumentos digital de 7” e central multimídia de 10,25”, o SUV aproveitou para renovar completamente seu painel. As saídas de ar assimétricas agora estão bem dividas sob a tela e um pad sensível ao toque comanda o ar-condicionado – ainda que sua operação não seja das mais práticas.

    Comandos do ar-condicionado estão em superfície sensível ao toque, acima do seletor de marcha
    Comandos do ar-condicionado estão em superfície sensível ao toque, acima do seletor de marcha (Divulgação/Caoa Chery)

    Vendido em versão única, o SUV intermediário tem bons assentos revestidos de material sintético, com ajustes elétricos (incluindo o lombar) à disposição do motorista.

    Central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple Carplay
    Central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple Carplay (Divulgação/Caoa Chery)
    Continua após a publicidade

    Entendendo o brasileiro

    Com tantas mudanças além do que se vê, questionamos a Caoa Chery se, do ponto de vista estratégico, isso não tornaria difícil ao consumidor notar a novidade do Tiggo 5x Pro. Segundo seus executivos, porém, o movimento foi bem calculado, de olho não apenas em conquistar novos fregueses mas principalmente em fidelizar os atuais.

    Teto solar é panorâmico mas não pode ser aberto
    Teto solar é panorâmico mas não pode ser aberto (Divulgação/Caoa Chery)

    É por isso que a operação brasileira chegou a peitar a matriz chinesa, exigindo que itens como a suspensão independente e o teto solar panorâmico — que se estende até o fim do banco de trás — fossem mantidos. Pouco valorizados pelo consumidor do país asiático, tais acessórios foram mantidos a base de muito convencimento e confiança construída pela experiência, detalharam os executivos.

    Banco do motorista tem ajuste elétrico com direito a regulagem lombar
    Banco do motorista tem ajuste elétrico com direito a regulagem lombar (Divulgação/Caoa Chery)

    Inédito, o ajuste de profundidade do novo volante também é uma característica local, desejada por donos do modelo pré-atualizacao.

    Continua após a publicidade

    Preço

    Se tratando do modelo mais vendido da marca, os donos de Tiggo 5x foram ouvidos até para que a maioria deles troquem o SUV pela versão mais nova, pensa a Caoa Chery. Mais distante do Tiggo 3x, o novo Tiggo 5x Pro tem concorrentes declarados tão diversos como o novo Jeep Renegade e a versão de entrada do Toyota Corolla Cross.

    Compartilhe essa matéria via:

    Vendido por R$ 154.990, o estreante terá apenas uma versão, até para que não concorra internamente com o Tiggo 7 Pro, com interior equivalente mas novo design e motor 1.6 do Tiggo 8, que receberá o Pro no nome em breve. A marca destaca, porém, que esse é um valor promocional e que, apesar da pronta entrega, será questão de pouco tempo para que o Tiggo 5x Pro esteja mais caro.

    Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022
    Tiggo 5x Pro já está à venda e terá versão híbrida ainda em 2022 (Divulgação/Caoa Chery)

    Ficha técnica do Caoa Chery Tiggo 5x Pro

    Preço: R$ 154.990 (promocional de lançamento)

    Motor: flex, dianteiro, transversal, turbo, 4 cilindro, 16V, 150/147 cv (etanol/gasolina), 21,4 kgfm

    Câmbio: CVT, 9 velocidade, tração dianteira

    Suspensão: independente McPherson (dianteira), multilink (traseira)

    Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)

    Direção: elétrica

    Dimensões: comprimento, 433,8 cm; largura, 183 cm; altura, 164,5 cm; entre-eixos, 263,1 cm; tanque de combustível, 51 litros; porta-malas, 430 litros

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.