Caoa Chery se junta à aliança para popularizar carros elétricos no Brasil
Em união com a 99 e outras empresas do setor automobilístico, Caoa Chery planeja democratizar os veículos elétricos no Brasil
Nove empresas de mobilidade se juntaram por um objetivo em comum: democratizar os veículos elétricos no Brasil. Caoa Chery, 99, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric formam a chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável.
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O objetivo da Aliança é que os veículos com energia mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99, tanto financeiramente quanto em infraestrutura. A 99, por sua vez, viabilizará isso instalando 10.000 estações públicas de carregamento e para carregar sua frota de carros, que será 100% elétrica. O prazo para isso, porém, é longo: coisa para 2030.
Para tornar os planos viáveis no país, os parceiros planejam discutir maneiras de acelerar a infraestrutura necessária para a eletrificação dos carros brasileiros, criando postos públicos de recarga, diminuindo preços para aquisição dos veículos, uma das principais barreiras, facilitando o aluguel para os motoristas de aplicativos e fornecendo apoio às montadoras e fornecedores de peças.
As metas da 99 para os próximos anos são: aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 – hoje o índice é de 2% – e colocar, no mínimo, 300 carros elétricos para rodar no Brasil ainda em 2022, com objetivo de chegar aos 10.000 até 2025.
Com essa iniciativa, a Aliança planeja unir a indústria, incluindo os setores de combustíveis, manufatura, locação e o transporte por aplicativo na ideia da sustentabilidade para um futuro mais limpo e sustentável.
Única fabricante envolvida nesta aliança, a Caoa Chery poderá ter nesta parceria uma boa oportunidade para expandir sua participação no mercado de carros elétricos. Hoje, tem apenas um carro elétrico à venda no Brasil, o Arrizo 5e. A versão a combustão do sedã médio, inclusive, saiu de linha no Brasil na virada do ano.
A fabricante ainda tem planos para lançar um carro elétrico de entrada no Brasil, mas o pequeno eQ1, com apenas dois lugares, pode não ser o tipo de carro ideal para o transporte de passageiros. Novidades podem estar a caminho, até mesmo porque a Chery terá uma fábrica de carros elétricos na Argentina.