O candidato democrata à presdência dos Estados Unidos Joe Biden chamou atenção do mundo automotivo num vídeo recente publicado numa rede social.
Durante uma fala sobre como os veículos elétricos podem salvar a indústria americana, Biden afirma saber sobre o desenvolvimento de um Corvette elétrico capaz de superar os 320 km/h.
“Eles me dizem que estão fazendo um Corvette elétrico que pode chegar a 200 milhas por hora”, afirmou o candidato. Biden até evitou afirmar categoricamente, mas concluiu a fala com um “vocês acham que estou brincando? Não estou brincando”.
A GM até se posicionou sobre as declarações de Biden afirmando que não há planos para um Corvette elétrico. No entanto, há rumores fortes de que o esportivo terá ao menos versões híbridas.
A eletrificação deverá ser a saída para que o modelo possa chegar a potências superiores a 700 cv cumprindo as regulamentações antipoluição. A plataforma do Corvette atual já teria sido desenvolvida com previsão para instalação de baterias no túnel central. Um motor elétrico poderia ser acoplado ao V8 central ou mesmo no eixo dianteiro.
Outros rumores apontam para uma versão de alta performance híbrida com potência acima dos 1.000 cv, justamente com a configuração envolvendo um motor elétrico na dianteira.
No entanto, a fala do candidato pode ter outro viés. Pela falta de detalhes, Biden poderia estar se referindo ao Genovation GXE, um modelo baseado no Corvette antigo e totalmente elétrico. Com 800 cv e quase 100 kgfm de torque, o GXE foi mostrado em 2018 e tinha previsão de chegar às ruas no fim do ano passado.
A Genovation afirmava que o modelo poderia chegar a 350 km/h.
Entretanto, a criação de um Corvette totalmente elétrico não é um plano tão fora da realidade. A GM está investindo pesado em uma linha de elétricos, capitaneada pela Cadillac. A empresa também prepara o lançamento da picape e SUV elétrico de GMC e Hummer.
Não é nada improvável que vejamos um Corvette totalmente elétrico num futuro não muito distante.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.