Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Campanha da Kia no Facebook causa polêmica

Ação relacionava "curtir" à doação de alimentos para famílias miseráveis

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 19 mar 2024, 13h51 - Publicado em 29 out 2012, 19h04
fabricantes
 (/)
Continua após publicidade
fabricantes

Uma ação da Kia Motors Worldwide no Facebook tem movimentado as redes sociais nos últimos dias. Iniciada no último dia 17, a Campanha pelo Fim da Pobreza com a Kia (Endpoverty Campaign with Kia) prevê a doação de alimentos para 100 mil famílias miseráveis do Sudão do Sul.

A polêmica reside na forma como essa campanha teve início. Originalmente, a página da Kia no Facebook propunha que cada “curtir” dado por uma pessoa em determinada foto de uma criança pobre (veja acima) equivaleria a uma família ajudada.

Em virtude disso, muitas pessoas responderam a publicação de modo agressivo, dizendo que a montadora estaria explorando a pobreza para melhorar sua reputação e ganhar visibilidade.

Continua após a publicidade

Cinco dias depois (22), a campanha foi modificada, deixando de atrelar o “curtir” às doações. Com a nova proposta, a Kia convidou os internautas a acessar a página especial relativa ao assunto e conhecer o programa, comprometendo-se a efetivar as 100 mil doações.

Alguns sites internacionais repercutiram o tema. Um deles, o Autoblog, está fazendo uma pesquisa com os usuários, perguntando se consideraram a ação ofensiva ou não. Até aqui, 52% das pessoas afirmaram não ver problema na campanha, enquanto 32,2% consideraram-na ofensiva ou inapropriada. Por fim, 15,8% disseram não ter certeza de sua opinião sobre o assunto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.