Após anúncios de marcas automotivas que decidiram se eletrificar todos os seus carros, como a Volvo (para 2030) e a General Motors (para 2035), o gasto de 7 milhões de litros de diesel destinado à pernoite dos caminhoneiros americanos por ano parece, no mínimo, fora de propósito.
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Isso ocorre especialmente em países frios pela necessidade de manter o aquecimento da cabine para a pernoite do motorista. Outra razão de manter o caminhão em marcha lenta é para manter o motor aquecido, para evitar partidas difíceis pela manhã. Mas também é necessário em épocas quentes, para manter o ar-condicionado ligado.
Empresas espalhadas pelos Estados unidos iniciaram a implantação de sistema de ar condicionado externo, que chega aos veículos por um duto aéreo e é fixado na janela da cabine. É uma tentativa de evitar o despejo de mais dióxido de carbono na atmosfera.
Como é possível observar pelas fotos, existem alguns pontos de parada equipados com os dutos para que os caminhoneiros possam passar a pernoite aquecidos e sem necessidade de manter os motores ligados.
Além de ar quente e frio, que pode ser definido pelo motorista por um painel interno, o sistema também fornece energia elétrica aos veículos, permitindo utilizar outros equipamentos dentro dos caminhões sem descarregar as baterias do caminhão.
Somente na Carolina do Norte, a Duke Energy estima uma economia de quase 100 mil litros de diesel por ano com o sistema implementado, o que significa uma diminuição média de 500 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
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