Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Caminhões aventureiros ganham espaço no Brasil por necessidade do mercado

Esqueça os carros aventureiros: caminhões adaptados para o uso off-road tem mecânica preparada, são mais robustos e têm ângulos de ataque maiores

Por Henrique Rodriguez, de Ribeirão Preto (SP)
Atualizado em 4 Maio 2023, 20h02 - Publicado em 3 Maio 2023, 11h59
Actros pacote robustez
Actros com pacote robustez (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

As fabricantes de caminhões não escondem que seus produtos vendidos no Brasil são mais potentes e robustos que os equivalentes vendidos na Europa. Mesmo assim, algumas atividades dependem de veículos ainda mais preparados para evitar danos.

É assim que caminhões com proposta mais aventureira começam a ganhar espaço entre os caminhões, enquanto os carros com visual aventureiro perdem espaço.

A solução pode até estar pronta dentro da fábrica. Foi o que aconteceu com extrapesado Mercedes-Benz Actros 2653 6×4, com motor de 530 cv e o novo “Pacote Robustez”. Ele combina a cabine do Actros, um cavalo mecânico para uso rodoviário, com para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel do Arocs, um caminhão voltado para mineração e construção pesada.

“Eu fiquei meio assim quando vi o resultado, mas me convenceram da necessidade deste produto”, contou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil durante a apresentação do produto na Agrishow.

Divulgação
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A necessidade partiu dos segmentos de transporte de grãos e de madeira, que precisam de um caminhão eficiente para longas viagens mas que sejam capazes de acessar a floresta ou a área de plantio, com vias não pavimentadas. Muitas vezes, os caminhões saíam desse tipo de terreno com danos na dianteira.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A customização é feita pelo Custom Tailored Center (CTC) da Mercedes-Benz do Brasil, que atende pedidos de modificações ou adaptações nos veículos de série. Posteriormente, o veículo pode receber um kit que o transforme em um Actros convencional para ser revendido com mais facilidade.

Mercedes Arocs 6x4
Mercedes Arocs 6×4 (Divulgação/Mercedes-Benz)

O próprio Arocs 3351 tem nova versão 6×4 (que se soma à 8×4) com motor de 510 cv para ser usado como cavalo mecânico também no transporte de cana-de-açúcar e madeira. É o substituto natural do Axor.

Continua após a publicidade
DAF XF Off-Road
DAF XF Off-Road (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O novo DAF XF Off-Road tem proposta semelhante e também está sendo lançado na Agrishow e sua proposta é voltada para o escoamento das safras de cana-de-açúcar. Quando com o motor PACCAR MX-13 de 530 cv e 265 kgfm, pode tracionar uma composição legal de 91 toneladas para 11 eixos. Mas a capacidade é para 150 toneladas. 

DAF XF Off-Road
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O XF Off-road é oferecido na versão 6×4 com redução nos eixos de tração (nos cubos) com relações de diferencial de 4,12:1, 4,55:1, 5,41:1 ou 6,18:1. Ainda tem assistente de partida de rampa; admissão de ar ciclônica, com filtragem de até 80% e menor consumo de combustível.

Continua após a publicidade
constellation-33_480_6x4_galeria-8-dibracam
VW Constellation 33.480 6×4 (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen, por sua vez, tem na feira os novos Constellation Off-Road 33.480 e 32.380, voltados para . Ambos têm tração 6×4, transmissão automatizada de série, para-choque metálico com proteção nos faróis, volante multifuncional e banco do motorista com cinto integrado com revestimento em couro sintético.

Delivery 11-180 4x4
Delivery 11-180 4×4 (Divulgação/Volkswagen)

A VW ainda tem um caminhão menor para aplicações que exigem robustez. É o Delivery 11-180 4×4, com motor quatro cilindros turbodiesel de 180 cv e tração 4×4 com reduzida. É o único caminhão médio do Brasil com essa mecânica e ainda tem ângulos de entrada e saída maiores, e bloqueio entre os eixos para mais eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência.

Continua após a publicidade

Quem passa pela Agrishow ainda pode dirigir o Delivery 4×4 na mesma pista off-road montada pela VW para o teste das Amarok. Só que o caminhão custa mais caro que a picape: R$ 498.000.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.