Caminhão elétrico da Mercedes vai de São Bernardo ao RJ sem recarregar
Caminhão elétrico percorreu 422 km entre São Paulo e Rio com carga e ainda chegou com bateria sobrando

Mesmo que ainda não sejam tão comuns nas estradas brasileiras, os caminhões elétricos começam a mostrar que podem ser capazes de entrar na rotina do transporte. Prova disso é o teste realizado pela Mercedes-Benz do Brasil com o eActros 400, que percorreu 422 quilômetros entre São Bernardo do Campo (SP) e São João de Meriti (RJ), na Região Metropolitana do Rio, sem precisar parar para recarregar as baterias.
A rota, feita inteiramente pela Via Dutra, foi completada com 30% de carga restante e consumo médio de 0,70 kWh/km. O veículo carregava 6.200 kg de carga líquida, com um Peso Bruto Total de 19.200 kg, e manteve velocidade média de 63 km/h ao longo do trajeto. A velocidade máxima da via para veículos pesados é 90 km/h.

O teste faz parte da nova fase da Mercedes no Brasil, que agora começa a integrar frotistas ao processo de introdução de caminhões elétricos no mercado nacional. A partir deste ano, empresas como Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê testarão unidades do eActros em suas operações diárias, além do modelo leve FUSO eCanter, voltado para entregas urbanas.
Os eActros 300 e 400 são indicados para operações interurbanas e de logística com carga média e pesada. A versão 300 tem três baterias (336 kWh) e a 400, quatro (448 kWh), com autonomia entre 220 e 400 km, dependendo da aplicação. Há opções com chassi rígido (6×2) e cavalo mecânico (4×2), além de capacidade de CMT de até 40 toneladas.

Independente da configuração, há dois motores elétricos montados no eixo traseiro e transmissão de duas marchas. São 330 kW de potência contínua (449 cv) e até 400 kW de pico (544 cv). Os motores ainda permitem regeneração de energia durante frenagens, o que ajuda a ampliar a autonomia. O carregamento rápido pode levar apenas 1h15, segundo a marca.
A cabine é herdada dos caminhões a combustão da Mercedes. O eActros se diferencia pelo painel digital com informações específicas da operação elétrica, como consumo instantâneo e níveis de regeneração. O pacote de segurança inclui assistente de frenagem de emergência (ABA5), alerta de ponto cego, controle de faixa, ESP, alerta de fadiga e câmeras no lugar dos retrovisores convencionais.

A Mercedes-Benz já acumula experiência no Brasil com ônibus elétricos, como o eO500U e o futuro eO500UA articulado, e agora começa a levar essa tecnologia ao setor de carga pesada. A aposta é que, apesar dos obstáculos de infraestrutura, o mercado brasileiro está pronto para avançar na eletrificação também no transporte de longa distância.