Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Câmara dos Deputados busca respostas da BYD sobre falta de peças e pós-venda

Fabricante chinesa vira alvo da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que quer uma audiência pública com o presidente da marca

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 16 out 2024, 08h16 - Publicado em 11 out 2024, 18h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Reclamações por falta de peças de reposição e problemas de pós-venda da BYD entraram na mira do governo. O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) protocolou um requerimento para a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, pedindo por uma audiência pública para discutir as diversas críticas dos consumidores sobre o pós-venda. A comissão ainda poderia convocar o presidente da BYD no Brasil para prestar esclarecimentos.

    O requerimento foi apresentado em agosto e deveria ter sido votado pela comissão na última quarta-feira (9). Porém, foi adiado pela falta de quórum, por conta das eleições. Com o segundo turno marcado para o próximo dia 27 e muitos dos parlamentares envolvidos nas campanhas, a pauta só deve ser votada no início de novembro.

    Procurado por QUATRO RODAS, o deputado afirmou que “nosso compromisso na Câmara dos Deputados é defender o consumidor brasileiro. Temos recebido um aumento nas queixas de consumidores de veículos da fabricante chinesa BYD, que apontam problemas como a garantia com limite de quilometragem, atrasos nas entregas e falta de peças para manutenção e reposição. Além disso, a empresa BYD não tem oferecido o suporte adequado aos consumidores. Precisamos ouvir a empresa e especialistas sobre o tema para garantir que a relação entre empresa e consumidor seja justa e transparente.”

    Requerimento de audiência pública sobre a BYD
    Requerimento de audiência pública sobre a BYD (Câmara dos Deputados/Reprodução)

    O documento cita algumas pessoas que poderiam participar da audiência. Entre elas estão Tyler Li, presidente da BYD no Brasil; Wadih Filho, Secretário Nacional do Consumidor (Senacon); e representantes da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Fontes consultadas por QUATRO RODAS dizem que, caso o requerimento seja aprovado, a audiência pública deve acontecer entre o final deste ano e começo de 2025.

    Há também o convite para a advogada Cristiane Britto, ex-Ministra de Estado da Mulher, Família de Direitos Humanos e que atualmente atua como assessora parlamentar do Republicanos no Senado Federal.

    A presença de Britto pode ser justificada por ser proprietária de um Yuan Plus e ter feito reclamações sobre o pós-venda e o fato de ser alguém ligada ao governo pode ter pesado na abertura da audiência pública.

    Em maio, Britto postou em sua conta no Instagram que o seu Yuan Plus parou de funcionar enquanto estava na BR 060, próximo de Alexânia (GO), mesmo que o painel ainda indicasse uma autonomia de 20 km, o que seria o suficiente para chegar à estação de recarga mais próxima a 10 km.

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    A post shared by Cristiane Britto (@cristianebrittooficial)

    “Ao ligar no atendimento de assistência, tive uma decepção enorme com a evidente falha no serviço prestado: meia hora de interrogatório (inclusive sobre a data da aquisição) para saber dados técnicos do carro que eles já deveriam ter no sistema!”, explica a ex-ministra. A Triunfo Concebra, concessionária que administra a rodovia, afirmou que prestaria assistência apenas para levar o carro até o posto de combustível mais próximo, que não tinha um carregador.

    Na época, a BYD disse que o episódio não era um problema com o veículo e que a culpa era “uma falta de planejamento da motorista”, explicando que a autonomia no painel pode mudar de acordo com o estilo de direção do condutor e que a falta de carga na bateria não é um dos problemas cobertos pelo serviço de pós-venda. Posteriormente, Britto diz que a BYD pediu desculpas pela falha no atendimento e e que ela deveria procurar a concessionária para verificar o desempenho da bateria.

    Continua após a publicidade

    QUATRO RODAS consultou o site Reclame Aqui e encontrou diversas críticas sobre o pós-venda. A maioria das reclamações são respondidas, mas muitas das sem resposta dizem respeito a carros que estão há mais de 30 dias esperando por peças de reposição. Alguns casos apontam para mais de 90 dias com o carro na concessionária até que recebesse o reparo necessário.

    BYD PEÇAS
    (Divulgação/BYD)

    Em março, QUATRO RODAS visitou o centro de peças da BYD em Cariacica (ES) e a fabricante afirmava ter 370.000 peças no estoque, cobrindo 93% dos componentes dos carros vendidos no país, com um prazo de entrega de até 8 dias. A promessa era dobrar este estoque nos meses seguintes.

    Continua após a publicidade

    Um dos comentários mais recorrentes é de que as concessionárias explicam que a peça necessária não está disponível no estoque da BYD no Brasil, sendo necessário importá-la da China. Anteriormente, a empresa afirmava que peças que precisassem ser importadas do país asiático chegariam em até 15 dias, trazidas de avião, e que isto aconteceria apenas para atender “os casos mais graves” de componentes indisponíveis no Brasil.

    Procurada por QUATRO RODAS, a BYD enviou o seguinte posicionamento:

    “A BYD, líder na comercialização de veículos eletrificados no Brasil, está focada em promover a melhor experiência no serviço de pós-venda. Nos últimos três meses, a empresa reduziu em 25,5% as reclamações e atingiu um índice de atendimento de peças de 95,4% em outubro. Apenas 1,25% dos casos permanecem em aberto.

    A armazenagem no centro de distribuição da BYD em Cariacica/ES subiu de 370 mil para 641.770 peças e o espaço de estoque já foi ampliado de 5 para 12 mil m². Em janeiro de 2025, será inaugurado um novo depósito de 7 mil m2 em Araçariguama/SP, com uma equipe de 32 pessoas dedicadas para agilizar o atendimento.

    Continua após a publicidade

    O time de pós-venda foi multiplicado, com as equipes trabalhando em dois turnos para garantir mais eficiência. A empresa está ajustando o sistema de liberação de peças, com um tempo médio de separação e liberação de menos de 48 horas e mais seis dias em trânsito, totalizando uma média de oito dias para chegar na concessionária, dependendo da região.

    A BYD inaugurou dezenas de concessionários em todo o Brasil e está fazendo uma grande expansão no quadro de funcionários, além da expansão das instalações na sua rede para melhorar o atendimento. Outra ação importante é o envio de kits com as principais peças para aumentar os estoques nas concessionárias e agilizar pequenos reparos.

    Com mais de 60 mil veículos vendidos em 2024 e um crescimento superior a 200% em relação ao ano anterior, a BYD reforça seu compromisso em trabalhar cada vez mais para aumentar a satisfação dos clientes, investindo na ampliação de sua rede de atendimento e infraestrutura logística.”

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.