Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Calma: o preço das picapes e SUVs a diesel não vai disparar com novo IPI

Especialista faz simulações e compara que o aumento das alíquotas de IPI não ficarão tão altas com o programa IPI Verde

Por João Vitor Ferreira
18 jul 2025, 18h37
PICAPES MÉDIAS DIESEL
Carros a diesel não ficarão tão mais caros assim (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Para incentivar o uso de tecnologias mais sustentáveis nos automóveis, o Governo Federal lançou oficialmente o IPI Verde, que entra em vigor daqui a 90 dias. O objetivo é cobrar o IPI dos automóveis de acordo com classificações de potência e eficiência, de forma que carros menos poluentes e mais sustentáveis sejam beneficiados.

Porém, no caso dos veículos que não se encaixam nesses padrões, o IPI ficará maior. Estamos falando, especialmente, das picapes e SUVs a diesel. O aumento do imposto, porém, será menor do que se imagina.

Mas qual será o aumento real desses modelos? Conversamos com o consultor automotivo Milad Kalume Neto, que nos deu uma resposta tranquilizante: “Haverá aumento, mas não é algo extraordinário.”

Para entender isso, vamos rever as novas regras impostas pelo programa (veja as tabelas no final do texto).

Para veículos de passeio — onde se encaixam os SUVs a diesel —, a nova alíquota base é de 6,3%. A partir daí, ela sofre aumentos ou reduções, de acordo com o tipo de motorização (flex, gasolina, híbrido, diesel, etc), eficiência energética, potência, reciclabilidade, desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção.

Chevrolet Trailblazer High Country 2025 testada por QUATRO RODAS
SUVs a diesel serão mais penalizados, mas a diferença máxima entre a alíquota atual e a do IPI verde será de apenas 2,99%, no máximo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por terem motores a diesel, os SUVs recebem um aumento de 12% na alíquota, chegando a 18,3%. Na simulação feita pelo especialista, ele imaginou o pior cenário possível, onde eles não atendem aos quesitos de reciclabilidade, desempenho estrutural e tecnologias de assistência à direção – logo, não recebendo nenhum desconto.

Continua após a publicidade

Os SUVs a diesel mais potentes do Brasil (como o Discovery 130 e o Mercedes GLE 400d) são híbrido leve, logo, têm um aumento de 4% no IPI e não de 5,5%, que é a alíquota para o pior cenário possível. 

Compartilhe essa matéria via:

Como todos os SUVs a diesel do Brasil têm mais de 115 cv, eles serão penalizados nesse quesito, que pode variar entre 1,5% e 4% de aumento na alíquota. Então, no pior dos casos, o IPI dos SUVs a diesel chegará no máximo em 21,8%.

Parece um valor absurdo, mas não chega a tanto, afinal, a alíquota atual é de 18,8%. Uma diferença de apenas 3 pontos percentuais.

DEFENDER 110
Apesar da potência, SUVs a diesel com sistema híbridos leves terão penalidade bem menor que os puramente a combustão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Para entender como isso afeta o mundo real, vamos considerar que o preço de um carro, antes de todos os impostos, seja R$ 300.000. Com a alíquota atual de 18,8%, seu preço final seria de R$ 356.430. Para melhor entendimento, não estamos considerando as margens das concessionárias.

Agora, considerando um IPI de 21,8%, o mesmo carro passa a ter preço final de R$ 365.400. É um aumento de R$ 8.970, ou de 2,52%, aproximadamente.

Como ficam os preços das picapes diesel com o novo IPI

Chevrolet S10 100 Anos
O IPI base da picape será menor que o dos carros de passeio, fazendo com que a diferença máxima entre a alíquota atual e a do IPI verde seja de apenas 1,2% (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No caso das picapes, o aumento é ainda menor. Utilitários e veículos comerciais leves terão uma alíquota base menor, de 2,9%. Ao imaginar o pior cenário possível, as caminhonetes diesel terão uma alíquota máxima de 6,4%. Atualmente, seu IPI é de 5,2%.

Considerando que uma picape média a diesel custe R$ 300.000, seu preço final com o IPI atual de 5,2% seria de R$ 315.600. Nas regras do IPI verde, o novo valor passa a ser de R$ 319.200. É um aumento de R$ 3.600, ou 1,14%.

Continua após a publicidade

Para Milad, o ponto chave do aumento da alíquota para os carros a diesel não está exatamente no quanto que eles ficarão mais caros, mas sim na diferença entre eles e os veículos menos poluentes.

Uma boa forma para entender isso é observar as penalidades em relação à motorização. O Jeep Commander com motor a gasolina sofrerá uma penalidade de 6,5%, enquanto as versões com motor a diesel terão penalidade máxima de 12%. 

O maior efeito do novo IPI Verde poderá ser, no futuro, a eletrificação das picapes médias e dos SUVs diesel – algo que, na prática, já vem sendo trabalhado por alguns fabricantes.

Nova base de cálculo do IPI Verde

Carros de passeio

Alíquota base: 6,3%

Continua após a publicidade

Critério 1: Fonte de energia e tecnologia de propulsão

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Elétrico 2,0
Híbrido recarregável flex-fuel/etanol -2,0
Híbrido completo flex-fuel/etanol -1,5
Híbrido leve flex-fuel/etanol -1,0
Etanol -0,5
Flex-fuel  0,0
Híbrido recarregável gasolina +2,0
Híbrido completo gasolina +3,0
Híbrido leve gasolina +4,5
Híbrido recarregável diesel +3,0
Híbrido completo diesel +4,0
Híbrido leve diesel +5,5
Gasolina +6,5
Diesel +12,0
Continua após a publicidade

Critério 2: Eficiência energética

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Eficiência energética atende ao item 2 do Anexo III -2,0
Eficiência energética atende ao item 3 do Anexo III -1,0
Eficiência energética não atende ao item 2 ou 3 do Anexo III 0,0

Critério 3: Potência (kW)

kW (cv) Variação de alíquota
(pontos percentuais)
<= 55 kw (75 cv) -2,15
<= 66 kw (90 cv) -1,75
<= 72 kw (98 cv) -0,25
<= 85 kw (115 cv) 0,0
<= 105 kw (143 cv) +0,75
<= 132 kw (179 cv) +1,5
<= 165 kw (224 cv) +3,0
<= 200 kw (272 cv) +3,5
<= 240 kw (326 cv) +4,0
<= 290 kw (394 cv) +6,25
> 290 kw (394 cv) +6,50

Critério 4: Desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Atende ao item 5 do Anexo IV -1,0
Não atende ao item 5 do Anexo IV 0,0

Critério 5: Reciclabilidade veicular

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Reciclabilidade veicular atende ao item 17 do Anexo III ao Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. -2,0
Reciclabilidade veicular atende ao item 18 do Anexo III ao Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. -1,0
Reciclabilidade veicular não atende ao item 17 nem ao item 18 do Anexo III ao Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. 0,0

Comerciais leves

Alíquota base: 3,9%

Critério 1: Fonte de energia e tecnologia de propulsão

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Elétrico -2,0
Híbrido recarregável flex-fuel/etanol -2,0
Híbrido completo flex-fuel/etanol -1,5
Híbrido leve flex-fuel/etanol -1,0
Etanol -0,5
Flex-fuel  0,0
Híbrido recarregável gasolina +0,5
Híbrido completo gasolina +1,0
Híbrido leve gasolina +1,75
Híbrido recarregável diesel +1,0
Híbrido completo diesel +1,5
Híbrido leve diesel +1,5
Gasolina +2,25
Diesel +2,5

Critério 2: Eficiência energética

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Eficiência energética atende ao item 2 do Anexo III -2,0
Eficiência energética ao atende item 3 do Anexo II -1,0
Eficiência energética não atende aos itens 2 ou 3 do Anexo III 0,0

Critério 3: Potência (kW)

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
<= 85 -0,25
<= 105 0,0
<= 132 +0,25
<= 165 +0,5
<= 240 +1,0
<= 290 +2,0
> 290 +3,0

Critério 4: Desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção

Variação de alíquota
(pontos percentuais)

Atende ao item 5 do Anexo IV -1,0
Não atende ao item 5 do Anexo IV 0,0

Critério 5: Reciclabilidade veicular

Variação de alíquota
(pontos percentuais)
Reciclabilidade veicular atende ao item 17 do Anexo III ao Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. -2,0
Reciclabilidade veicular atende ao item 18 do Anexo III ao Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. -1,0
Reciclabilidade veicular não atende ao item 17 nem ao item 18 do Anexo III ao Decreto nº 12.435, de 15 de abril de 2025. 0,0
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.