Depois de alguns teasers misteriosos, enfim, a Cadillac revelou a cara do seu novo e ambicioso protótipo de hipercarro. O Cadillac Project GTP irá marcar o retorno da marca aos circuitos internacionais de endurance e já tem passaporte carimbado para disputar as 24 horas de Le Mans, na França, em 2023.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Correndo na categoria de protótipos, o Project GTP dá um gostinho de como será o futuro dos hipercarros da Cadillac, mas não é só isso. É possível que parte desse projeto também seja aproveitado em futuros modelos de produção.
“O Project GTP Hypercar é uma convergência única de forma e função e mostra a futura estética de desempenho da Cadillac. Tem muito mais por vir, desde o próximo carro de corrida até incríveis veículos de produção.”, conta Chris Mikalauskas, designer chefe de exterior da marca.
Mesmo tendo as características típicas de um hipercarro, a Cadillac ainda conseguiu incluir algumas de suas marcas registradas para caracterizar o GTP. Os faróis e lanternas, por exemplo, seguem no formato típico vertical. Assim como a discreta grade na parte inferior dianteira, que remete ao formato característico das marcas da General Motors.
O que moverá o modelo é um motor DOHC V8 5.5 “totalmente novo”, com potência na faixa entre 650 cv a 700 cv. Ele recebe auxílio de um sistema híbrido, comum em todos os carros da categoria LMDh (exclusiva para híbridos dos principais campeonatos de endurance), com motor elétrico da Bosch que fornece picos de até 244 cv.
As 24 horas de Le Mans, no ano que vem, marcará o retorno da Cadillac ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC) após 20 anos. Desde 2017, a marca participa de circuitos americanos, como o IMSA, campeonato onde o Project GTP estreará nas 24 horas de Daytona em janeiro de 2023.