BYD Song Plus sai de linha na China; como fica o SUV híbrido no Brasil?
Após ter 1,5 milhão de unidades vendidas desde 2022, SUV médio é substituído no mercado chinês pelo Sealion 06
Um dos carros chineses mais vendidos do Brasil, o BYD Song Plus encerrou sua carreira no mercado doméstico chinês. O SUV médio foi removido oficialmente do configurador no site chinês da fabricante, sendo substituído pelo novo BYD Sealion 06.
Apesar do fim das vendas domésticas, a produção do modelo não parou. O utilitário agora assume um papel puramente global dentro da estratégia da fabricante. A planta da BYD na Tailândia, por exemplo, já produziu mais de 70.000 unidades do modelo, garantindo o abastecimento de mercados na Europa, Ásia e América Latina.
Lançado originalmente em setembro de 2020, o Song Plus tornou-se a espinha dorsal da BYD. Foi um sucesso vendas na China: apenas em 2025, o modelo emplacou 400.920 unidades somente no país.
Globalmente, a família Song ultrapassou a marca de 1,5 milhão de unidades acumuladas até outubro do ano passado. Esse volume não apenas sustentou o crescimento da BYD como validou a estratégia da marca de apostar em híbridos plug-in (PHEV), após encerrar as vendas da versão a combustão em 2022. Só no Brasil, pouco mais de 40.000 Song Plus e Song Pro foram emplacados em 2025.
No contexto geral, a série Song (somando todas as variantes) respondeu por 17% de todas as vendas anuais da gigante chinesa em 2025. É um peso que explica por que, mesmo com o modelo saindo de linha na China, a BYD não ousa tirar o modelo de linha nos mercados internacionais.
Agora, o foco é a exportação. Em 2025, a marca superou 1 milhão de carros vendidos fora da China. Em dezembro, as entregas internacionais saltaram 145%, chegando a 133.000 unidades. Na Alemanha, o modelo já emplacou mais de 11.000 unidades acumuladas até novembro, e no Reino Unido supera 5.000 mensais.
O SUV desembarcou no Brasil em novembro de 2022 e, desde então, passou por algumas mudanças. Em 2024, a bateria de 8,3 kWh foi substituída por um conjunto de 18,3 kWh. Um ano depois, o utilitário recebeu uma reestilização, deixando o utilitário alinhado não só com o design global como também com a versão Premium, com tração integral e bateria maior e com recarga rápida (a partir de 2025).
Como o Song Plus seguirá em produção para o mercado global, o carro continuará a ser vendido por aqui. Anteriormente, a BYD prometia montar o SUV em Camaçari (BA), porém o plano foi alterado para dar prioridade para o Song Pro, que foi o SUV híbrido plug-in mais vendido do Brasil em 2025.









