Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

BYD Shark pode virar picape grande para competir com Ram 1500

Picape maior foi confirmada pelos representantes australianos da BYD e não deve ser vendido nos EUA, onde as picapes grandes são um grande sucesso

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 26 fev 2025, 15h27 - Publicado em 26 fev 2025, 15h00
BYD Shark
BYD Shark (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A chegada da BYD Shark no Brasil não foi uma estreia de sucesso. Foram apenas 413 unidades vendidas até o início de fevereiro no Brasil. Mas a marca chinesa parece ter tomado gosto pelo segmento das picapes e está planejando um novo modelo.

Eles confirmaram que estão trabalhando em uma picape maior, por hora apelidada de Shark 9, já que o modelo de tamanho médio é chamado de Shark 6 em alguns mercados.

Nesse caso, a nova Shark ocuparia o segmento de picapes grandes, brigando diretamente contra a Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500, modelos que fazem sucesso nos EUA. Mas, devido às tarifas impostas pelo Tio Sam aos carros chineses, é bem provável que o modelo da BYD não seja lançado por lá.

É o mesmo caso da Shark atual. Porém, ainda sobram outros mercados que aceitam bem picapes, como a Austrália, México e, quem sabe, aqui no Brasil. 

BYD SHARK
Mesmo sem fazer muito sucesso no Brasil, a BYD se empolgou com a Shark e pretende lançar um modelo ainda maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Falando mais precisamente do mercado australiano, a nova caminhonete da BYD ainda teria uma vantagem. Enquanto outras picapes grandes precisam ter seu volante convertido para a direita, a Shark poderia ser fabricada diretamente dessa forma, o que poderia fazê-la custar tanto quanto, ou até menos, que as principais rivais.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar do CEO da distribuidora australiana da BYD, EVDirect, David Smitherman, confirmar o projeto da nova picape, ainda é cedo para a montadora dar mais detalhes sobre ela. “Com certeza, está em desenvolvimento. Como marca, acho que absolutamente, essa é uma área em que adoraríamos estar.”, disse o executivo em entrevista ao site Drive.

Continua após a publicidade

Como opções, a Shark 9 tem o trem de força híbrido plug-in da Shark atual. Ele é composto por um motor 1.5 a gasolina e um par de motores elétricos, entregando 437 cv e 65 kgfm de torque.

BYD SHARK
Por enquanto, a mídia está chamando a nova picape de Shark 9, mas o projeto está longe de ter seus detalhes revelados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em questão de potência, é até mais do que a maioria das picapes full-size oferecem. A F-150, por exemplo, tem 405 cv, enquanto a RAM 1500 com seu novo motor 3.0 Hurricane de seis cilindros biturbo, entrega 426 cv.

Mas a BYD tem outras cartas na manga. A própria Shark deve ganhar uma nova motorização híbrida, que substitui o 1.5 por um 2.0, e que pode passar dos 500 cv. Indo além disso, há o trem de força do YangWang U8 de 1.180 cv, que combina quatro motores elétricos permanentes e um motor 2.0 turbo de quatro cilindros.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.