Após diversas especulações sobre a sua chegada, incluindo flagras na China e no México, finalmente temos um nome para a primeira picape híbrida da BYD. Seguindo a temática marítima da montadora chinesa, o novo modelo terá o nome Shark, que significa tubarão em inglês. Sua estreia no Brasil está marcada para o próximo mês de agosto.
A revelação veio através de uma imagem promocional lançada pela BYD, que anuncia a chegada da picape para breve. Não foi qualquer anúncio, porém: além de disparar a imagem em inglês, o que indica que se trata de um modelo global, também houve divulgação da mesma imagem em português, pela BYD do Brasil.
Embora a foto da picape esteja escurecida, nós já sabemos bem como ela será graças às imagens de uma unidade rodando sem camuflagem pelo México. A dianteira teve uma certa inspiração nas concorrentes da Ford, principalmente pelos faróis em forma de ‘C’ e o grande letreiro com o nome da montadora bem no meio da grade, como acontece com as versões Raptor de Ranger e F-150.
De porte médio, a Shark terá 5,46 m de comprimento, sendo 9 cm maior que a Ranger (5,37 m). Porém tem 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos (1 cm a menos que a Ranger). A BYD também destacou a plataforma DMO, feita para modelos híbridos e off-road, que já é utilizada em modelos como o SUV FangChengBao Leopard 5.
A BYD ainda não confirmou as especificações do trem de força, mas sabemos que a Shark terá três motores (um a combustão e dois elétricos) e “aproximadamente 480 cv”, tornando-a a picape mais potente do Brasil. O conjunto mecânico é alimentado por baterias Blade que garantem até 100 km de autonomia elétrica.
No Leopard 5, que tem motor 1.5 turbo a gasolina de 196 cv e outros dois elétricos, o conjunto garante um consumo combinado de aproximadamente 12,8 km/l e autonomia total de 1.200 km, enquanto a potência combinada é de 680 cv. O SUV está disponível apenas com essa opção de trem de força, mas a plataforma DMO também pode ser combinada com um motor 2.0 turbo 248 cv.
Outro detalhe que já podemos adiantar sobre a BYD Shark é a sua suspensão independente de duplo A nas quatro rodas. As molas são helicoidais, diferente das semielípticas utilizadas nas outras picapes do segmento. Isso só é possível pois a tração no eixo traseiro vem diretamente dos motores elétricos, dispensando o uso de um cardã.
A tração elétrica também permite um gerenciamento de torque mais rápido nas rodas, com as respostas do sistema demorando milissegundos para acontecer. Isso favorece a direção off-road, principalmente em terrenos onde há muitas mudanças rotacionais, como no gelo.
Todos os detalhes sobre a BYD Shark serão revelados muito em breve, mais precisamente no próximo dia 25 (quinta-feira) durante o Salão de Pequim.