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BYD registra patentes da perua e sedã Denza Z9 de quase 1.000 cv no Brasil

A família Z9 está perto de chegar do Brasil e pode vir com trem de força híbrido plug-in de 870 cv ou híbrido de 952 cv

Por João Vitor Ferreira
12 mar 2025, 18h57
Denza Z9
 (Denza/Divulgação)
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A BYD está dando os primeiros passos para lançar a marca Denza no Brasil. Os luxuosos Denza Z9 e Z9 GT, um esportivo de luxo que está disponível nas carrocerias sedã e perua, respectivamente, já estão com patentes registradas no País. A promessa da marca é o lançamento por aqui ainda em 2025.

No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), há registros das duas carrocerias. O esportivo já está à venda na China, onde tem versões híbridas plug-in (PHEV) e elétrica (BEV). Mas, como ainda não há confirmação por parte da marca, é difícil cravar quais serão vendidos aqui.

Quando BYD oficializou a vinda do Z9 para o Brasil, a marca ainda não havia definido se teríamos o BEV, o PHEV ou ambos.

Tanto o Z9 quanto o Z9 GT PHEV são feitos na plataforma DM de quinta geração da BYD e equipados com o mesmo trem de força. Nas versões híbridas plug-in, o motor a combustão é um 2.0 turbo de 206 cv, que é auxiliado por outros três motores elétricos (um dianteiro e dois traseiro). No total são 870 cv entregues pelo sistema.

Patente Denza Z9
Registro de patente do Denza Z9 GT (Reprodução/INPI)
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A bateria que alimenta as versões PHEV tem 38,5 kWh e garante até 201 km de alcance elétrico ou 1.100 km de autonomia mista, de acordo com o ciclo chinês CLTC.

Mais potente, as versões elétricas usam a plataforma e-Platform 3.0 Evo. Ao todo são 952 cv entregues por três motores elétricos. A bateria é maior, tendo 100,1 kWh, com alcance para 603 km, também pelo ciclo de medição chinês.

Patente Denza Z9
Denza Z9 (Reprodução/INPI)
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A maior distinção entre o sedã e a perua está na sua carroceria. O Z9 GT tem toda a pose de uma shooting brake esportiva. A seção traseira é um pouco mais esticada e tem um caimento um pouco mais acentuado. No teto, há ainda um pequeno spoiler que não existe no sedã.

Pelas imagens, vocês podem notar também uma pequena distinção entre os desenhos do para-choques. O de visual mais arredondado refere-se às versões elétricas e o outro é usado nos PHEVs. Isso indica que a BYD esteja planejando trazer as duas motorizações para o Brasil, mas ainda é cedo para afirmar.

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Mas não é só de potência que vive a dupla, há bastante luxo e conforto. A perua tem mede 5,18 m de comprimento, enquanto o sedã tem 5,23 m. Ou seja, ambos são maiores que seu principal rival no Brasil: o Porsche Taycan, atualizado recentemente e que também está disponível com as duas carrocerias.

Na cabine o que não faltam são telas. A do quadro de instrumentos ’ e a do passageiro tem 13,2’ cada, e a central multimídia tem 17,3’’. Há ainda mais duas telas menores, uma para os retrovisores e outra para o ar-condicionado digital. 

Denza Z9 GT

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Para fechar, duas telas de entretenimento foram colocadas no encosto dos bancos para os passageiros do banco traseiro, que também podem controlar o ar-condicionado por uma pequena tela central. Para fechar, os modelos têm um sistema de som Devialet de 26 alto-falantes, bancos com ajustes elétricos até na segunda fileira e um refrigerador.

Na China, tanto a perua quanto o sedã  partem dos 334.800 yuans na versão PHEV e 354.800 yuans para o BEV. Isso dá em torno dos R$ 269.000 e R$ 285.000, na cotação atual.

Mas espere por um preço mais elevado. Assim como na China, o trunfo da dupla Z9 será ter um preço mais baixo que o rival da Porsche, que por aqui parte dos R$ 820.000 na carroceria sedã, e R$ 920.000 na versão perua. 

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