BYD Leopard 5 já tem mudanças e ganha visual mais urbano e sistema da Huawei
O modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2025, mas com aparência mais off-road; os novos sistemas prometem mais segurança

Previsto para chegar ao Brasil ainda em 2025, o Leopard 5, da FangChengBao, uma das divisões premium da BYD, ganhou uma nova configuração mais urbana e tecnológica. Além de uma leve alteração visual, a versão ganhou novos sistemas inteligentes para auxílio à condução (um deles fornecido pela Huawei), sem deixar as capacidades off-road de lado.
As novidades na dianteira são discretas e restritas ao para-choque, mais liso e com um aplique de proteção prateado na porção inferior. No Leopard 5 Intelligent Driving Edition, também há novas rodas com acabamento diamantado na face e, os para-lamas e para-choques são pintados na cor da carroceria. Nas demais versões, as peças são em plástico sem pintura.

A traseira tem mudanças ainda menores: o para-choque apenas desloca as luzes para uma posição ainda mais baixa. O interior é o mesmo, com linhas retas e horizontais, e elementos que fazem lembrar da BYD Shark. O SUV tem três telas, destacando a central multimídia de 15,6 polegadas. O quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas, mesmo tamanho da terceira tela, instalada para o passageiro.
Como destaques o modelo tem dois novos sistemas. O primeiro, da própria BYD, é o “God’s Eye” (Olho de Deus, em tradução livre para o português), que engloba sistemas de auxílio à condução com promessa de mais eficiência e tecnologia. Em conjunto há também o ADS 3.0 da Huawei, que também promete ajuda na prevenção de acidentes, sem dar maiores detalhes técnicos.

O modelo continua equipado com motorização híbrida, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina a outros dois elétricos, somando 680 cv e 77,5 kgfm. Com a bateria de 31,8 kWh, o modelo pode rodar até 125 km em modo elétrico e até 1.200 combinando os três motores, segundo a marca nos padrões de medição da China.
Entre as capacidades off-road, o Leopard 5 tem três bloqueios de diferenciais, suspensão adaptativa (que permite que ele se movimente com apenas três rodas) e bons ângulos de ataque (35°) e saída (32°). Já um funcionamento específico dos motores elétricos permitem uma redução no diâmetro de giro do modelo, para apenas 3,4 metros.