BYD e Stellantis, de Fiat e Jeep, podem se tornar parceiras no nordeste
Stellantis pretende ter parceria com a BYD para fomentar a cadeia de fornecedores da indústria automobilística no nordeste do Brasil
A Stellantis, empresa que controla marcas como Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën, está planejando uma parceria estratégica com a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, no nordeste brasileiro. A intenção é criar um polo de fornecedores de autopeças no Nordeste do Brasil, fortalecendo a cadeia de suprimentos para a indústria automotiva na região.
Em entrevista recente ao jornal Valor Econômico, o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, disse que a empresa pretende se aproximar da BYD para atrair mais fabricantes de autopeças para o Nordeste.
A BYD anunciou recentemente seus planos de implantação de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, assumindo a fábrica que pertencia à Ford. Já a Stellantis opera fábrica em Goiana (PE) desde 2015, e já viu o número de fornecedores em Pernambuco crescer de sete para 38, com expectativa de atingir 50 em breve e chegar a 100 nos próximos cinco anos.
A busca por novos parceiros levou a Stellantis a dar passos em direção à Bahia, onde negocia com um ex-fornecedor da Ford que já começou a fornecer componentes para a linha de Goiana em pequenas quantidades.
A possível parceria com a BYD é vista como uma oportunidade estratégica para ambas as montadoras. A BYD é conhecida por sua expertise em veículos elétricos e tem demonstrado sucesso em seu mercado. Ao compartilhar fornecedores com a fabricante chinesa, a Stellantis pode se beneficiar da experiência da BYD em tecnologia elétrica e acelerar o processo de eletrificação dos Jeep, Fiat e Ram fabricados em Pernambuco.
A aproximação entre a Stellantis e a BYD promete fortalecer o setor automotivo no Nordeste, estimular a economia regional e contribuir para o avanço da mobilidade sustentável no Brasil.
A expectativa é que, em breve, as duas empresas iniciem as conversas para estabelecer essa parceria estratégica que pode abrir novas possibilidades para a indústria automobilística brasileira.
É importante destacar que, até o momento, a parceria entre a Stellantis e a BYD não foi formalizada.