Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD confirma picape híbrida com 480 cv e 1.000 km de autonomia

Picape híbrida plug-in da BYD terá três motores, tração 4x4 e autonomia para rodar até 100 km sem gastar gasolina

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 Maio 2024, 11h59 - Publicado em 12 abr 2024, 12h00
BYD Pickup
A próxima picape eletrificada da BYD mostrada camuflada no México (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Conforme o Salão de Pequim se aproxima, a BYD vai falando mais sobre sua primeira picape. A BYD Shark teve detalhes sobre suas dimensões e seu sistema híbrido plug-in divulgados. E já está com lançamento no Brasil confirmado para 2024.

A picape híbrida da BYD tem porte médio. Com 5,46 m de comprimento, é 9 cm maior que uma Ford Ranger (5,37 m), mas tem 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos (1 cm a menos que a Ranger). Uma diferença importante é que tem suspensão independente duplo A nas quatro rodas, sempre com molas helicoidais, enquanto as outras picapes médias têm eixo rígido na traseira e a maioria usa molas semielípticas.

BYD Pickup
(Divulgação/BYD)

Esse conceito de suspensão tem a ver com o conjunto de motores escolhido para a picape da BYD. A plataforma chamada DMO Super Híbrida Off-road combina um motor a gasolina longitudinal com dois motores elétricos. Desta forma, não há um cardã atravessando o carro, a tração 4×4 se dá pelo acionamento elétrico das rodas traseiras, o que permite ajustar a entrega de força em tempo real. 

BYD Pickup
(Divulgação/BYD)

Com as forças de três motores, a picape da BYD terá “aproximadamente 480 cv”. Mesmo com essa imprecisão, já pode ser considerada a picape média mais potente do mundo. E será a mais potente do Brasil, pois supera os 405 cv do motor V8 5.0 da Ford F-150.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O conjunto híbrido trabalha em conjunto com baterias Blade montadas diretamente no chassi de longarinas da picape e  garantem até 100 km em modo elétrico. Também por isso, espera-se que o chassi tenha rigidez torcional superior, o que pode aprimorar o comportamento dinâmico e a redução de vibrações como a BYD promete.

BYD Pickup
(Divulgação/BYD)

Entre as funcionalidades da picape, há previsão para o uso da bateria para ligar equipamentos elétricos, e visão de 540° ao redor do carro, combinando as câmeras de visão 360° com uma câmera de 180° que monitoram as rodas dianteiras, para uso off-road.

Como é a picape da BYD de perto

Em visita à China, em janeiro, encontrei não só vi algumas unidades da picape circulando em testes nas redondezas da sede da BYD em Shenzhen, como havia uma parada no estacionamento do hotel onde estava. E com menos camuflagem do que nas fotos divulgadas agora pela fabricante.

Continua após a publicidade
Picape BYD
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O que mais chama atenção nem é o comprimento, mas a largura quase 10 cm maior sem considerar os retrovisores.

Picape BYD
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Foi possível ver que a cabine terá duas grandes telas para quadro de instrumentos e central multimídia, como é praxe nos BYD, mas que terá um seletor de câmbio mais convencional no meio do console, revestido de material macio com costuras vermelhas.

Picape BYD
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ao lado da alavanca ficam comandos do freio de estacionamento eletrônico e de configuração dos modos de condução e de operação do sistema híbrido, além da base de carregamento sem fio para smartphones.

BYD Pick-up 2024 DM-I
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Bancos têm revestimento de vinil e ajuste elétrico, enquanto o banco traseiro aparenta ser largo o suficiente para três passageiros. Além disso, o assoalho é totalmente plano.

BYD Pick-up 2024 DM-I
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Por fora, a picape da BYD será facilmente reconhecida nas ruas pelos faróis full-led integrados por uma barra iluminada abaixo do capô. As lanternas também são de led e também são interligadas por uma barra vermelha iluminada. As rodas aro 18 são diamantadas e têm pneus 265/65 R18 que, sim, é uma medida que existe no Brasil.

Continua após a publicidade
Picape BYD
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Lançamento da picape da BYD

Esta picape híbrida da BYD será apresentada pela primeira vez ao público durante o Salão de Pequim, mas nem terá o mercado chinês como foco. Esta picape média está sendo concebida com o objetivo de expandir a atuação da fabricante na Austrália, no México e no Brasil. O lançamento no Brasil, inclusive, será ainda em 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.