BYD confirma picape híbrida com 480 cv e 1.000 km de autonomia
Picape híbrida plug-in da BYD terá três motores, tração 4x4 e autonomia para rodar até 100 km sem gastar gasolina
Conforme o Salão de Pequim se aproxima, a BYD vai falando mais sobre sua primeira picape. A BYD Shark teve detalhes sobre suas dimensões e seu sistema híbrido plug-in divulgados. E já está com lançamento no Brasil confirmado para 2024.
A picape híbrida da BYD tem porte médio. Com 5,46 m de comprimento, é 9 cm maior que uma Ford Ranger (5,37 m), mas tem 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos (1 cm a menos que a Ranger). Uma diferença importante é que tem suspensão independente duplo A nas quatro rodas, sempre com molas helicoidais, enquanto as outras picapes médias têm eixo rígido na traseira e a maioria usa molas semielípticas.
Esse conceito de suspensão tem a ver com o conjunto de motores escolhido para a picape da BYD. A plataforma chamada DMO Super Híbrida Off-road combina um motor a gasolina longitudinal com dois motores elétricos. Desta forma, não há um cardã atravessando o carro, a tração 4×4 se dá pelo acionamento elétrico das rodas traseiras, o que permite ajustar a entrega de força em tempo real.
Com as forças de três motores, a picape da BYD terá “aproximadamente 480 cv”. Mesmo com essa imprecisão, já pode ser considerada a picape média mais potente do mundo. E será a mais potente do Brasil, pois supera os 405 cv do motor V8 5.0 da Ford F-150.
O conjunto híbrido trabalha em conjunto com baterias Blade montadas diretamente no chassi de longarinas da picape e garantem até 100 km em modo elétrico. Também por isso, espera-se que o chassi tenha rigidez torcional superior, o que pode aprimorar o comportamento dinâmico e a redução de vibrações como a BYD promete.
Entre as funcionalidades da picape, há previsão para o uso da bateria para ligar equipamentos elétricos, e visão de 540° ao redor do carro, combinando as câmeras de visão 360° com uma câmera de 180° que monitoram as rodas dianteiras, para uso off-road.
Como é a picape da BYD de perto
Em visita à China, em janeiro, encontrei não só vi algumas unidades da picape circulando em testes nas redondezas da sede da BYD em Shenzhen, como havia uma parada no estacionamento do hotel onde estava. E com menos camuflagem do que nas fotos divulgadas agora pela fabricante.
O que mais chama atenção nem é o comprimento, mas a largura quase 10 cm maior sem considerar os retrovisores.
Foi possível ver que a cabine terá duas grandes telas para quadro de instrumentos e central multimídia, como é praxe nos BYD, mas que terá um seletor de câmbio mais convencional no meio do console, revestido de material macio com costuras vermelhas.
Ao lado da alavanca ficam comandos do freio de estacionamento eletrônico e de configuração dos modos de condução e de operação do sistema híbrido, além da base de carregamento sem fio para smartphones.
Bancos têm revestimento de vinil e ajuste elétrico, enquanto o banco traseiro aparenta ser largo o suficiente para três passageiros. Além disso, o assoalho é totalmente plano.
Por fora, a picape da BYD será facilmente reconhecida nas ruas pelos faróis full-led integrados por uma barra iluminada abaixo do capô. As lanternas também são de led e também são interligadas por uma barra vermelha iluminada. As rodas aro 18 são diamantadas e têm pneus 265/65 R18 que, sim, é uma medida que existe no Brasil.
Lançamento da picape da BYD
Esta picape híbrida da BYD será apresentada pela primeira vez ao público durante o Salão de Pequim, mas nem terá o mercado chinês como foco. Esta picape média está sendo concebida com o objetivo de expandir a atuação da fabricante na Austrália, no México e no Brasil. O lançamento no Brasil, inclusive, será ainda em 2024.