A BYD confirmou através do Instagram qual será seu próximo veículo do Brasil: o Yangwang U8. O modelo foi apresentado recentemente e, além dos seus quatro motores e mais de 1.000 cv, o SUV chama atenção por conseguir flutuar na água e rodar a 120 km/h com o pneu furado.
Tudo isso graças a seu sistema de tração individual em cada roda, que as move para frente ou para trás independentemente e responde 100 vezes mais rápido que os sistemas comuns, segundo a BYD. Em teste, um dos pneus foi estourado a 120 km/h e, automaticamente, a roda para de ser tracionada, permitindo que o motorista pare em segurança.
Sua carroceria também recebe uma preparação especial para ser a prova d’água, permitindo que o U8 flutue sobre a água até que suas rodas recuperem o contato com o solo. Porém, a BYD recomenda que o modo flutuante seja usado em águas não muito profundas, pois ainda não é um barco.
Para aumentar a eficiência no fora de estrada, o BYD implementou o sistema DiSus-X. Ele controla ativamente a carroceria e a suspensão e faz com o que o jipão literalmente pule obstáculos pelo caminho.
Os números de desempenho ainda não foram divulgados oficialmente, mas é de se esperar que o U8 seja tão bom na pista quanto é na terra. Com quatro motores — um em cada roda — o jipão tem uma potência combinada de 1.150 cv e torque de 103,5 kgfm. Além desses, há também um motor a combustão, que funciona exclusivamente como gerador para a bateria de 49,05 kWh, que pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 5 minutos.
Essa configuração faz do U8 um REEV (range extender electric veichle), um carro elétrico com extensor de alcance. Apenas com a bateria, ele é capaz de percorrer até 180 km pelo ciclo CLTC, mas combinado com os 75 l do tanque de combustível essa distância aumenta para 1.000 km.
Em questão de design, o U8 assemelha-se a um Land Rover. Mas não é por menos, afinal, a Yangwang é a recém criada submarca de luxo da BYD. Além do SUV, a montadora também apresentou um conceito esportivo, batizado de Yangwang U9.
As grades e os faróis do U8 formam um grande X. De acordo com a BYD, esse design foi inspirado no sistema solar, o que explica as luzes pontilhadas de LED. Nas bordas, emoldurando o conjunto, há linhas também de LED.
A maior parte da traseira é ocupada pelo grande estepe. As luzes repetem os padrões dos faróis, sendo grandes e quadradas com pontilhados e linhas luminosas demarcando o contorno das lanternas e da coluna D.
Do interior, pouco foi divulgado até o momento. Sabe-se que ele terá versões de cinco e sete lugares, na configuração 2+2+3. Também há três telas no painel: duas de 23,6’’ para o quadro de instrumentos e para o passageiro, além de uma principal (e vertical) de 12,8’’ ao centro. Os passageiros da segunda fila terão a sua disposição mais duas telas, cada uma com 12,8’’.
Para manter o condutor sempre conectado, mesmo em lugares de difícil acesso, a BYD equipou seu SUV com conexão via satélite. O conjunto tecnológico fica completo com 38 sensores diferentes, sendo 3 lidares, 19 radares e 16 câmeras. Se quiser, o cliente ainda pode optar por uma estação de drone.
Sobre sua chegada ao Brasil, a BYD não deu muitas informações. Porém, na China, ele é vendido em duas versões: Premium Edition e Off-road Master Edition, ambas partindo dos 1.098.00 yuan, equivalente a mais de R$ 777.000.