Empresas chinesas continuam investindo em carros elétricos com o objetivo que eles fiquem mais acessíveis e possam ser utilizados por uma parcela maior da população.
Uma das soluções para baratear a produção pode ter sido encontrada pela BYD que apresentou, na China, o Seagull EV, um compacto que será vendido por cerca de R$ 60.000. O segredo? A bateria é feita de íons de sódio, uma alternativa mais barata que o lítio usado pela maioria das marcas.
Serão duas opções de motor, de 55 kW ou 75 kW e alcance de até 405 km. A velocidade máxima do compacto será de 130 km/h. As vendas devem começar na China no dia 18 deste mês.
As baterias de íons de sódio começaram a ser testadas no ano passado e chegam ao mercado neste mês. Segundo a imprensa chinesa, a BYD deve equipar todos os seus carros abaixo de 200.000 yuans (cerca de R$ 150.000) com esse tipo de sistema.
O primeiro conceito, no entanto, partiu da parceria entre JAC e Volkswagen, que desenvolvem juntos veículos elétricos. A bateria de sódio suporta taxas de carregamento mais altas, vida útil mais longa, melhor desempenho em temperaturas baixas, além do menor custo de produção.