Além dos seus hiperesportivos, a Bugatti também é conhecida pela grande exclusividade de seus carros, muitas vezes limitados a poucas unidades. Foi assim com o seus principais modelos, como o Bugatti Chiron, que não passou de 500 exemplares — e suas variantes. O SS30+, por exemplo, teve apenas 30 carros produzidos.
Mas se engana quem pensa que uma produção limitada significa que os compradores receberão seu exemplar mais rápido. O Bugatti Centodieci é a prova de que, na verdade, ocorre o contrário.
O modelo, que é baseado no já citado Chiron, foi apresentado em agosto de 2019, mas a primeira unidade só foi finalizada em junho deste ano, pois estava passando por uma rigoroso teste de quase 50.000 km. Agora, a montadora francesa revela ao mundo a décima e última unidade do Centodieci, que deve custar 8 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões), como foi anunciado em sua apresentação.
Ele traz o mesmo conjunto mecânico do Chiron, ou seja, um motor W16 8.0 com quatro turbos e 1.600 cv. Os seus números de desempenho não foram divulgados, mas julgando pela semelhança, é provável que ele também tenha velocidade máxima próxima dos 380 km/h e um tempo de 0 a 100 km/h de aproximadamente 2,5 s.
O conjunto estético remete muito ao modelo-base, mas há algumas mudanças sutis. Na dianteira, a grade central parece estar um pouco menor e as entradas de ar nas laterais foram aumentadas e são divididas em três de cada lado. Já os faróis ganharam uma assinatura horizontal, diferente das circulares do Chiron padrão.
A traseira é a parte mais única, afinal, essa é a seção onde as versões do Chiron mais se diferenciam. No Centodieci as lanternas são divididas e horizontais. Mais abaixo, há um grande para-choque perfurado e um difusor que abriga as quatro robustas saídas de escape divididas em pares.
Já as rodas são de liga leve e feitas sob medida e as soleiras das portas trazem a numeração 10/10, que não poderia faltar em um modelo tão exclusivo.
As cores escolhidas para a décima unidade do Centodieci são uma homenagem a outro clássico da Bugatti, o EB110. Na carroceria, o modelo recebeu a cor branco Quartzo, que contrasta com o preto do conjunto aerodinâmico, como a asa traseira.
Por dentro, o azul é praticamente a única cor que vemos. Bancos, portas, painel, volante são todos revestidos em couro na cor Light Blue Sport, que contrasta com alguns poucos detalhes em preto. Essa coloração foi escolhida pois era o tom mais icônico do EB110 e ela também pode ser vista nas pinças de freio e no letreiro “Centodieci” na asa traseira.
Um detalhe interessante é que esse é um dos poucos Centiodeci que tiveram seu visual divulgado pela Bugatti. Além do décimo, outros dois – um azul com o interior preto e outro prata com o interior vermelho – puderam ser vistos pelo público.
Há também uma outra unidade na cor branca, que pertence ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Rumores circulavam sobre o craque ter comprado um dos exemplares e, recentemente, após a classificação de Portugal para para as oitavas de final da Copa do Mundo, ele foi avistado saindo do centro de treinamento da seleção portuguesa em um Centiodeci, como informou o site português Observador.