Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Bugatti Divo é mais caro e mais lento que o Chiron e Veyron

Versão modificada do hiperesportivo tem maior resistência aerodinâmica; velocidade máxima foi rebaixada para 380 km/h

Por Rodrigo Ribeiro
24 ago 2018, 18h39
Bugatti Divo
Apesar de não parecer, o Divo é um Bugatti homologado para as ruas (Divulgação/Bugatti)

Os últimos lançamentos da Bugatti são famosos por figurarem no seleto clube dos carros capazes de ultrapassar os 400 km/h. Mas o Divo, mais recente novidade o da marca francesa, não é capaz disso – apesar de ser mais raro e caro.

O motivo é que o hiperesportivo foi desenvolvido para gerar mais downforce e, com isso, ter mais agilidade em curvas do que o Chiron, modelo no qual ele é baseado.

Bugatti Divo
O perfil lateral é similar aos outros Bugatti, mas todas as superfícies do Divo são exclusivas (Divulgação/Bugatti)

Segundo a Bugatti, o Divo gera 90 kg a mais de pressão aerodinâmica do que o Chiron, e é 35 kg mais leve.

Isso permite, ainda de acordo com a fabricante, que o modelo seja 8 segundos mais rápido que seu antecessor no circuito italiano de Nardò.

Continua após a publicidade
Bugatti Divo
A asa traseira do Divo é fixa e tem 1,83 m de largura (Divulgação/Bugatti)

Como é impossível aumentar o downforce sem que isso prejudique a resistência aerodinâmica, o Divo tem velocidade máxima menor: 380 km/h, contra os 420 km/h do Chiron.

Bugatti Divo
Pode procurar: nenhum comando aparente é igual a qualquer outro modelo do grupo Volkswagen (Divulgação/Bugatti)

Claro que esse foi um sacrifício previsto para a Bugatti, e não impediu que as 40 unidades que serão fabricadas fossem vendidas antes mesmo de seu lançamento, a € 5 milhões (R$ 23,8 milhões, pela cotação do dia 24/08/2018) cada.

Continua após a publicidade

O valor é mais que o dobro cobrado pelo Chiron na época de seu lançamento – apesar de, agora, o modelo usado custar mais do que um novo.

Troca de pele

Bugatti Divo
Todos os materiais usados na cabine podem ser customizados ao gosto do (bilionário) cliente (Divulgação/Bugatti)

A forma construtiva dos Bugatti, com monocoque de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP), permite à fabricante alterar com relativa facilidade o visual de seus modelos.

Montagem Bugatti Chiron Veyron
Irmãos com o mesmo coração: Divo (acima) e Chiron (Montagem/Divulgação/Bugatti)
Continua após a publicidade

Isso ajuda a explicar porque o Divo é tão diferente do Chiron e Veyron. É verdade que alguns itens essenciais, como as entradas para os radiadores, estão na mesma posição, mas todas as folhas da carroceria são diferentes no novo hiperesportivo.

autowp-ru_bugatti_veyron_2
O W16 8.0 com quatro turbos é o mesmo desde o Veyron, mas atualmente ele está na casa dos 1.500 cv (Divulgação/Bugatti)

As mudanças na cabine feita à mão são mais discretas e se resumem a pequenos detalhes exclusivos de forração e cores – o que é previsível, já que os Bugatti, por si só, já permitem um alto grau de personalização.

O motor W12 quadriturbo de 1.500 cv desenvolvido em dinamômetro dinâmico não passou por alterações e manteve o conjunto com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas e tração integral.

Continua após a publicidade

Não há informações se alguns dos Divo virá ao Brasil. Atualmente o único Bugatti da geração moderna que se tem registro no país é um EB110.

O Veyron chegou a vir para cá em regime de importação temporária à busca de um comprador, mas não obteve sucesso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.