Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasileiros escolhem carros pela beleza, revela pesquisa

Beleza interior também é outro aspecto bem valorizado na hora da aquisição ou recomendação; brasileiros já valorizam mais a segurança

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h38 - Publicado em 24 fev 2024, 18h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma pesquisa revelou como evoluíram os quesitos que definem a compra de um carro no Brasil. A preferência nacional foi mudando nos últimos anos, o que elevou alguns pontos de interesse. Com base na plataforma NPS Prism, a Bain falou com 17 mil consumidores brasileiros, mostrando o que mudou no hábito dos que procuram um novo automóvel. 

    O estudo mostrou o que mudou nos gostos até 2019 e depois de 2020. Alguns pontos de decisão subiram mais do que outros. O desenho externo passou de 72% para 84%, um crescimento de 12%. Na mesma linha, o design interior também é muito valorizado, tendo subido de 76% para 84%, o que demonstra a importância do design. Ligado ao desenho interno vem os sistemas de entretenimento, um ponto que aumentou de 69% para 85%.

    Na hora de recomendar o carro a amigos ou parentes, o desenho interior é mais citado que o design externo. Visual, conforto e ergonomia se destacam em várias categorias de modelos, mas o apelo é mais forte entre os donos de SUVs e picapes, mulheres, clientes de classes mais altas e nas faixas de idade acima dos 30 anos.  

    Em um período de grandes aumentos de preços e achatamento da capacidade de compra, o custo-benefício ganhou maior importância, passando de 82% para 89%. 

    Quesitos técnicos também evoluíram. A segurança foi de 82% para 91%, atingindo quase todos os compradores. Com carros cada vez mais rápidos, a decisão de compra é influenciada pelo desempenho em 87% dos casos, em relação aos 77% registrados até 2019. A estrutura é outro item que foi ampliado, indo de 80% até 88%. Um item que não registrou um crescimento na mesma medida dos demais foi a sustentabilidade. Se antes eram apenas 64%, agora são 75%, um bom incremento. No entanto, ainda é o único ponto que ainda não passa dos 80%. 

    Continua após a publicidade
    Crash test jeep renegade latin ncap
    A segurança e estrutura evoluíram nas preferências, mas a sustentabilidade poderia ser melhor (Latin NCAP/Divulgação)

    A pesquisa mostra as diferenças de comportamento dos consumidores dos automóveis premium. Para eles, o design chega a 89%; a beleza de cabine alcança 89%; a performance chega a 91%; a estrutura a 90%; a segurança toca nos 91% e o custo-benefício marca 80%, nove pontos a menos do que nos carros que não são de luxo, para citar um exemplo. São indicadores que servem para demonstrar a maior exigência desses consumidores, além da importância menor dos preços para esses. 

    O estudo apontou o que os consumidores pesquisam antes da compra:

    Continua após a publicidade

    1) Informações sobre o veículo – 48%

    2)  Imagens ou vídeos do modelo – 48%

    3) Preço do veículo – 45%

    4) Ofertas especiais ou incentivos – 40%

    5) Comparativo entre o carro e seus rivais – 38%

    6) Avaliações ou opiniões de especialistas ou outras pessoas – 33%

    7) Comparativos entre as versões do automóvel – 26%

    8) Um orçamento para um carro específico – 21%

    9) Localização do modelo para ver pessoalmente, fazer um test drive ou compra – 11%

    10) Fazer uma pergunta específica sobre o automóvel – 7%

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.